POESIA DO VALE DO AÇU - "Perfil Espelhado", da poetisa assuense Núbia Frutuoso.

A poética de Núbia Frutuoso é saudosa, dos tempos em que o amor era declarado e entalhado nos troncos de juazeiros e das noites iluminadas por balões de São João. A poetisa assuense, que transita por terras brasileiras e francesas, sabe muito bem que são de nossas origens, do nosso berço, de onde saem as mais embelezadas e mágicas poesias, pois todo poeta, como ela mesma diz, espelha fotografias d’alma. Já diria o mestre Saramago: “é preciso sair da ilha para ver a ilha”. Não é possível viver sem puxar o novelo de nossa ancestralidade e origens., já que é isso que pincela a nossa identidade, por dentro e por fora.

Em seus poemas “A essência das coisas” e “A janela”, quem nos fala é uma mulher, professora, mãe, avó, viajante, amante e poetisa em seu tempo de madureza, que já alcançou nos seus dias o direito, o desejo e o contentamento da contemplação e serenidade. Coisas que só o tempo e o trabalho interior podem nos presentear, mas não sem dor. Perfil Espelhado, estreia de Núbia na poesia, é a continuação de sua literatura infantojuvenil, que já soma a publicação de cerca de oito livros. Do lado de cá, é um prazer apreciar sua obra.

Pedro Henrique Farias
Enviado por Pedro Henrique Farias em 08/01/2022
Código do texto: T7424885
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.