Gênio indomável - Uma verdadeira relação terapêutica

Sinopse/Introdução

Essa análise é sobre aquele que (pra mim) é o filme que melhor retrata o Psicólogo e a relação terapêutica dentro da sétima arte. O filme Gênio indomável conta a história de Will, um jovem considerado gênio, mas que acaba constantemente sendo preso e se envolvendo em situações de violência. Para entender o que ocorre com ele, o Psicólogo Sean Maguire é chamado para ajudá-lo, começando assim, uma dos mais belos vínculos terapêuticos do cinema.

Início

Na primeira cena do filme, o Professor Gerald Lambeau desafia seus alunos do MIT (Renomada instituição de tecnologia) a resolverem uma fórmula matemática, e aquele que conseguisse, trabalharia com ele, ganhando fama e renome. Um dia, pela manhã, a fórmula é resolvida e acaba descobrindo-se que o jovem faxineiro Will Hunt que solucionou o teorema. O professor impressionado vai atrás do garoto, porém, viu pela frente o maior desafio de sua vida.

O gênio indomável

Will foi preso por se envolver em uma briga, por ter uma série de acusações seguidas, acabou sendo condenado. O professor Gerard consegue um acordo com a justiça, o jovem poderia ficar livre, desde que trabalhasse e fizesse terapia, ai começa uma longa busca.

Will lia os livros publicados de todos os psicólogos que Gerard conseguia, ele os manipulava, brincava ou até se opunha claramente. Sem sucesso, Gerard se vê obrigado a buscar ajuda do professor Sean Maguire, seu antigo colega de faculdade. Sean aceita o desafio, tendo início a história entre Will e sean.

Os desafios da construção de vínculo

Logo na primeira sessão, Will usa a mesma forma de defesa que usou com outros analistas, o “ataque”. Um momento da sessão Will ataca a falecida (por câncer) mulher de Sean, que explode, porém, era o fim da sessão. Ao contrários dos outros terapeutas, Sean pede para que Will volte.

Na sessão seguinte, Sean atende Will no parque, Sean quebrando protocolos, fala de sua mulher e diz que tudo que Will sabe é porque viu nos livros, mas que por trás de todas as suas defesas, ainda é um garoto. Na sessão seguinte Sean fica o tempo todo em silêncio, esperando Will estar pronto pra falar, quando isso acontece, o garoto finalmente parece se sentir seguro com seu Psicólogo, começa a “parceria” entre Will e Sean.

Pressão pelo sucesso

Gerard consegue entrevistas para Will em grandes empresas de ciências e engenharia, porém, Sean deixa claro que não era hora ainda, o garoto estava em fase de resolver suas questões do passado e não se lançar pra frente. O matemático ignora isso, como resultado, Will boicota todas as entrevistas que consegue.

Em sua vida pessoal, Will estava se relacionando com, Skylar, uma estudante de medicina de Harvard que conheceu no início do filme. Porém, ao saber que ela se mudaria, rompe com ela, pois acreditava que ela o abandonaria com outros o fizeram desde sua infância. Sean levanta para Will uma pergunta que o gênio é incapaz de responder: “ o que ele quer!”

A verdade: “não é sua culpa”

Gerard desolado pelo mundo estar perdendo a genialidade de Will discute com Sean que afirma que o matemático não conseguia ver o lado humano de Will, pois era o garoto que tinha que fazer suas escolhas. Nesse momento, Will entra na sala, começando o momento mais forte de todo filme.

Sean estava com o relatório do Juiz, no relatório estavam as marcas das violências que Will sofreu, o garoto pergunta se o Psicólogo já viu algo assim e ele afirma que sim. Sean solta um pequeno disparador e Will lembra de seu padrasto alcoolista que o batia. Nesse instante, Sean começa a dizer repetidamente: “NÃO É SUA CULPA!”. “NÃO É SUA CULPA”. Will diz que sabe, a cada fala, porém, ao final, ele desaba e começa a chorar.

Análise – História do próprio filme

Will sofreu constantemente agressões de seu padrasto que o batia com barras de ferro, o garoto foi abandonado pelas pessoas que amava e por isso, sempre que alguém se aproximava demais, que se tornava íntimo como Skylar, ele fugia ou afastava a pessoa, uma defesa como Sean levanta na história.

Will sentia-se culpado pelas agressões que sofreu que junto ao medo do abandono, o fez se sentir não merecedor do sucesso e da felicidade, ele preferia os livros, pois eles não o enfrentavam, era confortável estar com eles do que com outras pessoas.

Sean e Will

Sean percebeu que o sucesso para lidar com Will era a construção do vinculo, mais do que isso, também entendeu que ele deveria não só conter os ataques do garoto ( que eram defesas) como ser também um ambiente seguro que Will nunca teve em toda vida, ou seja, ele seria a pessoa com quem o garoto poderia contar e que não o abandonaria tal como todos fizeram antes. Ao mesmo tempo, Sean era duro e sincero, quando percebia que o garoto estava brincando com ele na sessão.

Will, com sua mente brilhante, o tempo todo usava racionalizações e intelectualizações para não lidar com seus sentimentos. Mesmo que se mostrasse forte, a criança ferida sempre estava lá, gritando quando alguém se aproximava demais. Na ultima cena, Sean consegue fazer com que essa criança viesse pra fora, mais do que isso, pela primeira vez, Will criança foi acolhido e amado, suas feridas puderam ser cicatrizadas, dando-lhe chance de seguir em frente.

Desfecho

Sean e Gerard retomam a amizade, com o Psicólogo se preparando pra viajar o mundo. Will passa numa entrevista de emprego para uma grande empresa de tecnologia, porém deixa uma carta para Sean dizendo que vai seguir seu coração, indo atrás de Skylar.

Will, finalmente, pode responder a pergunta: “o que ele realmente quer?”, o gênio estava livre das amarras do passado, podendo ser quem ele quiser agora!

Psicólogo Renan Souza

CRP 06/151946

Instagram: @psirenansouza

https://www.instagram.com/psirenansouza/

Psicólogo Renan Souza
Enviado por Psicólogo Renan Souza em 08/10/2021
Reeditado em 08/10/2021
Código do texto: T7359285
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.