Quais são as principais ideias de Karl Marx

Antes de fazer uso de um pequeno resumo do artigo que venho indicar, vou colocar algo... uma pequena reflexão... sobre a importância do conhecimento!!

Mas antes disso ainda, vou destacar esta frase dos tempos da faculdade: "#Só #é #útil #o #conhecimento #que #nos #torna #melhores".

Para refletirmos: ___ "O homem busca o conhecimento para tentar solucionar algo que lhe traz insatisfação".

Após anos morando em construções bastante precárias, o homem buscou evoluir em conhecimento para melhorar sua habitação.

O homem inventou a roda. Inventou os barcos, os navios, a bicicleta, a moto, os automóveis, o avião... Ao longo da história que conta a nossa evolução, o homem buscou o conhecimento porque o stress, que muitas vezes é importante, fez com que saísse da sua zona de conforto e acomodação.

Está visto portanto: o homem busca o conhecimento quando cansa de sofrer.

.

.

.

Agora, vamos ao artigo da #BrasilParalelo:

____ Marx defendia que o comunismo seria alcançado mediante a ditadura do proletariado (socialismo). Somente dessa forma as estruturas sociais seriam alteradas.

Para quebrar as estruturas de classes é preciso opor: empregados contra patrões, homens contra mulheres, ricos contra pobres, negros contra brancos e homossexuais contra heterossexuais.

A intenção é levar a sociedade ao caos, dividindo-a e causando o máximo de antagonismos.

***** Vou abrir um comentário aqui apenas para lembrar a famosa frase dita por um famoso político brasileiro: "Vamos unir os diferentes para derrotar os antagônicos". #Retorno ao #artigo da #BP:

____ Quanto ao Estado, precisaria de mais poder político para forçar a sociedade em um molde ideológico, com normas arbitrárias. Tudo isso pode ser conferido nas afirmações de célebres socialistas e estão no Livro Negro do Comunismo.

Outra famosa ideia defendia por Marx é a comunidade total dos bens, em que nada seria de ninguém, tudo seria de todos.

“De cada qual, segundo sua capacidade, a cada qual, segundo suas necessidades.”

Mas na história da humanidade, isso não se verificou, porque cada homem se dedica mais ao que é seu e não vê razão em outros gozarem de um fruto pelo qual não trabalharam.

***** Abro este espaço para um novo comentário: "A cada um conforme à sua capacidade" faz recordar a parábola dos talentos. Quem puder e quiser conferir... Mas também a parte final faz lembrar a parábola do Samaritano, que nos indica que devemos agir com caridade e amor por nossos semelhantes. #Voltando ao artigo:

____ Teoria da alienação de Karl Marx

De acordo com Marx, alienação é todo tipo de dependência entre os homens. Ele não faz distinção se a dependência é justa ou injusta. A alienação é um dos principais tópicos da filosofia marxista e pode ser desmembrada da seguinte forma:

__ Alienação econômica: Dependência causada pelo fato de uns terem propriedade privada e outros não;

__ Alienação social: Dependência causada pela diferença de classes;

__ Alienação política: Dependência causada pela presença coercitiva do Estado, um mal necessário até que se alcance o comunismo;

__ Alienação ideológica: Dependência causada por causa da filosofia;

__ Alienação religiosa: Dependência causada pela pregação de que há um Deus e pela submissão das pessoas à uma doutrina de fé.

“Os filósofos limitaram-se a interpretar o mundo de diversas maneiras; o que importa é modificá-lo.”

Materialismo histórico dialético

Influenciado por Hegel e por Engels, Marx defendeu que vivemos em um mundo onde tudo é material, não havendo o sobrenatural. Assim, são abolidas as noções espirituais e o transcendente. A sociedade passa a ser explicada apenas em um ciclo de classes opressoras e oprimidas.

Defendendo a materialidade de tudo, os valores morais são reduzidos à materialidade também, importando apenas os bens econômicos. Não há respeito à dignidade única de cada pessoa, sua liberdade, vida e escolhas.

O comunismo seria um paraíso terrestre, uma sociedade idealizada. Em prol de um futuro idealizado, sacrifica-se o presente.

Religião

“A religião é o suspiro da criatura aflita,

o estado de ânimo de um mundo

sem coração, porque é o espírito

da situação sem espírito.

A religião é o ópio do povo.”

Marx se opunha à religião. No sistema socialista implantado na União Soviética, muitos cristãos, por exemplo, foram assassinados por socialistas por causa da fé, já que preferiram obedecer a Deus e não à ditadura do Estado.

#Mais-Valia

A noção de Mais-Valia está entre as principais ideias de Karl Marx, sendo talvez uma de suas concepções mais conhecidas.

Ele condenava o lucro que ficava com os patrões e não com os operários.

Notando que os salários eram desiguais e que a menor parte ficava com os trabalhadores proletariados, considerou isso uma injustiça. Essa seria a fonte de insatisfação dos operários contra os patrões.

Pensando a Mais-Valia, Marx não considerou a procura pelo produto, o modo de fabricação, o benefício que gera e outros aspectos. Apenas considerou o trabalho braçal.

Considerando todas essas ideias de Marx, torna-se mais fácil entender o comunismo e seus pilares.

Mas que é o comunismo???

(...)

***** Lendo o artigo completo é possível termos uma melhor noção!! E recordemos das pesquisas que são estimuladas também no próprio artigo. E mais ainda importante é recordar que não estamos neste mundo para competir com ninguém. Mas sim para tentarmos nos auxiliar uns aos outros. Busca-se o conhecimento não para sentir-se superior aos que não puderam tê-lo, mas sim para que possamos nos tornar melhores versões do que fomos nos dias passados. O homem passa a entender o porquê de seu sofrimento... seja uma medicação errada que deu um efeito inesperado (embora constante da bula), ou seja pelas tantas escolhas ruins que nos fizeram chegar a esta leitura...

*** O artigo que tirei para esta análise e lhes indico hoje está disponível no site da Brasil Paralelo e o título é justamente esse mesmo que eu usei aqui.

Espero que seja uma boa reflexão para todos!!

Claudia RS
Enviado por Claudia RS em 30/04/2021
Código do texto: T7245085
Classificação de conteúdo: seguro