SIDERÚRGICA ACELOR MITAL ... EX CST ( VITÓRIA ES )

SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA DE QUE FAZER O CERTO NA PRIMEIRA VEZ SÓ DÁ LUCRO...

ArcelorMittal Tubarão

Unidade de produção integrada de aços planos, localizada na

Região Metropolitana da Grande Vitória (ES), no Sudeste do Brasil.

Com capacidade de produção anual de 7,5 milhões de toneladas de aço em placas e bobinas a quente, emprega diretamente cerca de 5 mil pessoas e mais de 5 mil indiretamente.

Alinhada à cultura corporativa focada no compromisso com o desenvolvimento sustentável do Grupo ArcelorMittal, é uma das líderes entre os fornecedores de aço de alta qualidade, ocupa posição de vanguarda em Gestão Ambiental e é referência na Gestão de Recursos Humanos, com destaque para as ações de desenvolvimento profissional e de promoção da Saúde e Segurança.

Junto com a unidade de Vega, atende ao segmento de aços planos produzindo placas, bobinas a quente, laminados a frio e galvanizados, comercializados nos mercados interno e externo.

Destaques

· 3º maior produtor brasileiro de aços planos laminados;

· Possui Sistema de Garantia da Qualidade com Certificado ISO 9001-2000, desde 1996, Sistema de Gestão Ambiental com Certificado ISO 14.001, desde 2001, e Sistema de Gestão da Saúde e Segurança com Certificado OHSAS 18001, desde 2005;

· Os indicadores de Saúde e Segurança estão entre os melhores do mundo, com taxa média de frequência da ordem de 0,6, incluindo empregados diretos e indiretos;

· Desde 1999, é autossuficiente em energia elétrica, gerando aproximadamente 115% da energia necessária à sua produção a partir do aproveitamento de gases do processo produtivo e sem consumir óleo combustível;

· Possui um dos menores índices de consumo industrial de água doce do Brasil, devido aos sistemas que garantem taxas de recirculação superiores a 97%;

· Seu índice de reaproveitamento de resíduos gerados no processo produtivo é superior a 92%.

Localização

Estrategicamente localizada na região da Grande Vitória, Estado do Espírito Santo, no sudeste brasileiro, a ArcelorMittal Tubarão possui uma área total de 13,5 milhões de m2, sendo que a usina ocupa 7 milhões de m2.

A unidade está junto a uma bem aparelhada malha rodoferroviária que inclui a Estrada de Ferro Vitória-Minas; a Ferrovia Centro Atlântica e as Rodovias BR 101 e BR 262. Além disso, é integrada a um complexo portuário considerado como um dos mais eficientes do mundo, com destaque para o Porto de Praia Mole, administrado pela ArcelorMittal Tubarão, que possui um Terminal de Produtos Siderúrgicos.

Nota do autor:- Participei na montagem da fábrica de tiras a quente de 2000 a 2004 finalizando com um mês de antecipação devido a troca de radiografia por Ultrasson economizando 40 milhões de reais somente em ensaios não destrutivos com a mudança de todos os tubos maiores de 4 polegadas e 4,8 mm que tais soldas podem ser ultrassionadas... sem a necessidade de radiografa-las!!!! Atuei durante a fabricação inicialmente na SETAL como fiscalização da Peyrani (italiana) e posteriormente como fiscal da SMS – VAI UK (Inglesa – Alemã) e finalmente como fiscal da CST ( Finalização e start up da fabrica de laminação a quente ) foi com certeza o maior desafio mas com toda certeza de missão cumprida!!!! Hoje a empresa pertence a um grupo Indiano de Siderurgia!!!!