300 anos de origem da história e da nossa literatura mineira e de Minas Gerais.
Espaço de Cultura Pontos de Vista
a30ot dSdtlpfeon snormmvoutnembrfroe Sdge 2ef0tos2Si0ds ·
Literatura mineira: 300 anos
No dia 2 de dezembro de 1720, a Capitania de São Paulo e Minas do Ouro foi desmembrada pela Coroa Portuguesa (por Carta-Régia do Rei D. João V). Assim, é criada a Capitania de Minas. Na celebração dos 300 anos de “Minas Gerais independente” o Pontos de Vista convida os professores Jacyntho Lins Brandão e Sérgio Alcides para conversar sobre uma das características marcantes do Estado desde sua origem: a literatura. Uma das singularidades de Minas, desde o período de Colônia, foi a existência de um rico ambiente cultural, capaz de expressar a complexidade e as contradições da vida social e política da capitania.
Postado por
Eliana Tolentino
02/12/2020
Desse ambiente, nasceram os escritores e as escritoras que são referências no país inteiro.
Jacyntho Lins Brandão é doutor em letras clássicas pela Universidade de São Paulo, professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais e professor visitante da Universidade Federal de Ouro Preto. Organizou o livro Literatura mineira: trezentos anos (Belo Horizonte: BDMG Cultural, 2020).
Sérgio Alcides é doutor em História Social (USP) e professor associado da Faculdade de Letras da UFMG. Autor de Estes penhascos. Cláudio Manuel da Costa e a paisagem das Minas (São Paulo: Hucitec, 2003), entre outros livros. Nasceu no Rio de Janeiro em 1967 e está radicado em Belo Horizonte desde 2009.
Acesse o livro em: https://drive.google.com/.../1xRGzPhC4W4gCfPIN96GME1.../view
#live #liretaruamineira300anos #literatura #literaturabrasileira