Entre pincel e cursor existem infinitas possibilidades, restando aos artistas o ofício de seduzir e perturbar pela beleza ou tropeço. Predicado ou não, cada gesto dá vida a um mundo de ideais e cores, nunca vistas, ou revisitadas como bagagem e paixão do olhar. Reinaldo Fernandes Bongarten, mais conhecido como R. F. Bongarten conserva a entonação de seu nome em sua construção visual e literária, sendo certamente um revolucionário no cenário das artes. Da pura forma ao abstracionismo geométrico, Bongarten tece mistérios em cores e dubiedade em traços. Em suas criações, suscita temas do imaginário infantil, estimulando os sonhos na realidade efêmera.

Acreditando nas expressões artísticas em seu poder humanizador, admiro os talentos natos, na vocação estimulada pela prática. R. F. Bongarten é, na opinião deste crítico, um artista de escol, a ser mencionado e admirado por todos.

Rafael Ruiz Zafalon de Paula é Doctor in Fine Visual Arts (Honoris Causa) pela EBWU (Miami-FL); Doutor Honoris Causa em Belas Artes pela EBU (Brasília-DF); Especialista em Conservação e Restauração de Obras de Arte pelo Centro Educacional de Lisboa (NIPC 514363711); Tecnólogo em Design de Interiores pela FASULMG; Bacharelando em Arquitetura e Urbanismo UNICEP; Assessor de investimentos em obras de arte, atua na certificação de autenticidade, por perícia grafográfica, estilo, angulação, pressão, formato e estrutura; Leiloeiro Oficial inscrito na Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP) desde 2020 sob o nº 1159; Idealizou o 1º Salão Nacional de Artes Visuais “Virgínia Artigas” e também foi autor e organizador do 1º Salão Nacional de Artes Visuais da Quarentena. É autor da “Turminha do Lepo”, a primeira marca inspirada na fissura labiopalatina e as peripécias do convívio social. Em sua carreira artística e literária, foi premiado e mencionado honrosamente em importantes festivais, nacionais e internacionais.
Rafael Zafalon
Enviado por Rafael Zafalon em 05/12/2020
Reeditado em 05/12/2020
Código do texto: T7128504
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.