Machado de Assis

Por recomendação do professor Rodrigo Gurgel, iniciei a leitura da biografia de Machado de Assis escrita pela Lucia Miguel Pereira, "Machado de Assis: Estudo Crítico e Biográfico". Tenho em mãos a 6º edição, editada pelo Senado Federal na coleção "Edições do Senado Federal -- Vol. 236". Já li algumas pequenas biografias e ensaios biográficos sobre o Bruxo do Cosme Velho. A última, do ensaísta Gilberto de Mello Kujawski, colaborador do Jornal da Tarde e d'O Estado de São Paulo, foi uma grata surpresa, porque no seu livro, "Machado de Assis por dentro -- editora Migalhas, 2011--, o autor enfrenta o problema da politização de Machado de Assis. Senti como se ele fizesse isso como se suspirasse, aliviado por tirar um engasgo da garganta, por protestar finalmente contra o injusto enviesamento ideológico adversário do nosso maior escritor. A politização dificulta a compreensão. Mas agora, voltando à Lucia Miguel Pereira, é fácil perceber o porquê da consagração desta biografia como referência para os estudos sobre a vida e a obra do ilustre literato carioca: a Lúcia teve acesso às fontes primárias decisivas para o delineamento do seu biografado, conversou com contemporâneos do escritor -- a primeira edição da sua biografia data de 1936 --, mas, acredito eu, o seu trunfo foram a admiração e o amor sinceros para com o romancista. Antes de empreender o esforço de escrever sobre o Machado, a Lucia foi uma leitora atenta, admirada e devotada do escritor, o que a fez escrever não só com lucidez e profundidade, mas com responsabilidade também; com a consciência clara do peso de transmitir, de comunicar a experiência das suas leituras. Ela contava trinta e cinco anos quando publicou seu livro.

Vitor Marcolin
Enviado por Vitor Marcolin em 21/11/2020
Código do texto: T7117432
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.