Cultura do Horror - "O Exorcista - E sua Maldita Chegada"

--------------------------------------------

Em 1973 houve um tiro... Bem na testa de todas as pessoas. E até hoje não se soube se a industria dos filmes de Terror DERAM, ou RECEBERAM esse tiro. O tiro se chamava O EXORCISTA.

O longa foi baseado na obra de William Peter Blatty (escrito em 1971). Eu particularmente NUNCA GOSTEI da energia deste filme - e nem do livro. Que soa mais como uma "angústia tomando conta dos ambientes de sua própria casa..." do que simplesmente uma "experiência" cinematográfica/literária. O filme literalmente te cansa... te DERROTA... tira ESGOTA em cenas horrendas e diálogos hediondos feitos com intuito quase puro de choque. E olha que eu nem sou católico! Imagino que - na época - muitos católicos devem ter passado um bom tempo sem dormir direito, por causa do filme.

Mas ele realmente foi um marco no cinema mundial, e uma enorme mudança após uma leva de filmes - baseados em personagens clássicos de livros de horror - que vinham seguindo já algumas décadas e atingindo um clima de decadencia (após a Era de Ouro de "Hammer Films").

Tudo mudou com a chegada do Exorcista... e até hoje tudo que é feito em terror, precisa dele como base. Seja como base do que se deve fazer ou do que NÃO se deve fazer.

A atriz LINDA BLAIR completou este ano 61 ANINHOS de idade (a personagem 'Reagan' tinha 12). Tendo uma vida cercada pelas chagas - e pelo dinheiro - do filme. Nunca parou de atuar (mas ficou profundamente marcada) e fez alguns trabalhos... coisa bem lado B, no decorrer da carreira... o que inclui até mesmo, uma comédia com o famoso LESLIE NIELSEN (de "Corre que Polícia vem aí") chamado "A REPOSSUÍDA" (🙄😅😅 ).