APARIÇÃO, DE VERGÍLIO FERREIRA

Ler Aparição é uma experiência única, a começar pelo título "aparição", que aqui significa momento de revelação, consciência do eu, tentativa de compreensão do sentido das coisas.

Escrito sobre as bases do Existencialismo, de Jean Paul-Sartre, o romance de caráter psicológico e memorialístico é narrado em 1ª pessoa. Motivado a escrever sua narrativa por uma conferência não realizada acerca de suas teses filosóficas, o professor de Literatura, Alberto Soares entre idas e vindas ao passado, presente e futuro nos conta acontecimentos de sua vida.

Acontecimentos esses que desencadearão inúmeras indagações e especulações de ordem filosófica em torno não só de suas relações complexas com o mundo e seu próprio destino, como também do destino do homem em geral, universalizando suas experiências, como se pode ver neste (s) excerto (s) da obra:

"Quem sou eu? [...] Mas eu, eu o que é que sou? [...] Que fazemos nós na vida? Que incrível pertinácia nos resolve numa ilusão toda a imensidade do milagre de estar vivo? [...] que maldição pesa sobre a assunção do nosso destino?, sobre o nosso confronto connosco mesmos?, sobre a evidência da nossa condição? Será que é sagrado e intocável o nosso signo animal?" (p. 23-57-217)

"E, todavia, pesa-me como uma pata de violência a realidade da pessoa que somos. Há muita coisa a arrumar, a harmonizar, muita coisa ainda a morrer. Mas por enquanto está viva. Por enquanto sinto a evidência de que sou eu que me habito, de que vivo, de que sou uma entidade, uma presença total, uma necessidade do que existe, porque só há eu a existir, porque eu estou aqui, arre!, estou aqui, EU, este vulcão sem começo nem fim, só actividade, só estar sendo, EU, esta obscura e incandescente e fascinante e terrível presença que está atrás de tudo o que digo e faço e vejo -- e onde se perde e esquece. EU!" (p. 41-42)

Uma leitura profunda e singular para quem deseja adentrar o mundo não só da Literatura, mas também da Filosofia, porque a boa Literatura dialoga com diversas matérias, como: Psicologia, Religião, Geografia, História, entre outras. Guimarães Rosa que o diga!

Alessa B
Enviado por Alessa B em 16/10/2020
Código do texto: T7088971
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.