Netnografia - Uma breve análise do grupo: Professores – UNB- Avaliação.

A presente análise foi desenvolvida na perspectiva de uma etnografia virtual, com o intuito de investigar um grupo virtual: Professores- UNB- Avaliação, da rede social Facebook. Criado por Mark Zuckerberg, em fevereiro de 2004, o Facebook é uma rede social muito popular em que os usuários postam comentários, compartilham fotos e links para notícias. Vale ressaltar que a expressão “rede social” refere-se ao relacionamento de pessoas no âmbito de um grupo socialmente organizado, que se comunicam por algum interesse comum, ocorrendo interação e troca social.

O grupo Professores- UNB- Avaliação foi criado em 10 de julho de 2011, é privado, tem mais de 46.000 membros e é gerenciado por três pessoas. O fluxo de postagens se intensifica, especialmente, no período de matrícula nas disciplinas da Universidade de Brasília. Por serem universitários, os integrantes do grupo, geralmente, possuem idade acima dos 18 anos, e a maioria vem das classes econômicas A, B e C.

O objetivo deste grupo do Facebook é obter “avaliações” e opiniões acerca dos professores da Universidade de Brasília, com estudantes que cursam ou já cursaram as disciplinas. Embora a comunidade se encontre em âmbito virtual, onde há uma menor preocupação com o uso da linguagem em sua “norma padrão”, o grupo utiliza uma linguagem, relativamente, formal. É notório certo nível de preocupação em reproduzir uma linguagem mais próxima do ambiente acadêmico.

Além disso, as perguntas geralmente feitas são relacionadas à rigidez e organização dos professores, se são coerentes nas formas de avaliação, solicitação de e-mail dos docentes, se passam muitos textos ou não, quem será professor substituto em caso de ausência de algum, como é a cobrança da chamada, entre outros questionamentos. São raros os elementos audiovisuais utilizados, os que foram percebidos são de divulgação de links para pesquisas, de propagandas e notícias.

Nessa perspectiva, há uma dinâmica de funcionamento do grupo através de regras, que são elas:

REGRA 1: Antes de sugerir tópicos, verifique se já não existem usando o buscador do Facebook, que se encontra no canto superior direito. Caso não encontre o professor, faça um post com o nome completo do professor usando caracteres maiúsculos.

REGRA 2: Não poste propagandas e informes de caráter pessoal. Essa não é a finalidade do grupo. Qualquer propaganda será apagada e a critério dos administradores, o membro poderá ser expulso.

RECOMENDAÇÃO 3: Tópicos repetidos não serão aceitos. Usuários que notoriamente solicitem com frequência tópicos novos de professores que já possuem tópicos poderão ser expulsos do grupo, à critério dos administradores.

REGRA 4: Evite sugerir tópicos repetidos. Evite também sugerir tópicos como “Ajuda!, Qual o melhor professor dessa matéria?”, “Qual o mais fácil de passar?...”. Esses e outros similares serão removidos.

DICA 5: Para desativar notificações, clique em “editar configurações”. Desmarque “envie também um email para...” para evitar uma sobrecarga de e-mails de notificação em sua caixa de entrada.

RECOMENDAÇÃO 6: A critério dos administradores, membros poderão ser expulsos por não respeitarem as regras, por trollarem (postar publicação já existente, postar vídeo, postar perguntas, propagandas, eventos etc.) ou por desrespeitarem qualquer usuário ou professor.

RECOMENDAÇÃO 7: Administradores devem excluir publicações veemente fora das regras sem aviso prévio.

No entanto, através do grupo, há divulgação de eventos ligados ao movimento estudantil da Universidade; notícias da UNB relacionadas à pandemia, como a suspensão do semestre letivo, o que gerou muita discussão sobre as aulas em formato EAD; vagas de estágio; propagandas de Instituições de nível superior, embora exista a proibição de tais anúncios, a não ser que um administrador autorize; além de ementas, lista de oferta de disciplinas e e-books.

Evidentemente, muitos estudantes, ao chegarem na UNB ou ao iniciarem novas disciplinas, se sentem perdidos, ansiosos e possuem dúvidas. O grupo interage como apoio para que eles possam superar questionamentos e possam se preparar para a caminhada que virá pela jornada acadêmica.

Natália Xavier de Oliveira
Enviado por Natália Xavier de Oliveira em 24/09/2020
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