PALAVRAS SÃO ASAS ABERTAS

Recebo o poema via Whats App, em 25/08/2020, remetido por Tanise Wandrey, a primeira dama do Quintal da Dindinha, casa de espetáculos existente no Passo de Torres/SC, pedindo opinião, e, caso necessário, auxílio para a fixação do formato definitivo.

Bem, vamos ao trabalho, com a alegria de sempre:

“Toda vida é sagrada

As vezes ela flutua

No frescor das asas

Cheia de graça

De olfato em olfato

Ela poliniza fragrâncias

Faz desabrochar esperança

Como olhos de criança”.

Num abrir e fechar de olhos, a palavra me contagia. Examinada a proposta, chegamos a uma alternativa:

VOO ÚNICO

Tanise Wandrey

Toda vida é sagrada.

Borboleta em voo solo

por vezes flutua

no frescor de asas

dando o ar da graça.

Do voejar em altura

poliniza belezas

desabrocha esperanças

e esparge fragrâncias

ao olfato das crianças.

Vida é semente de voo

consagração do amar

nos revestindo de flor.

Toda vida é sagração.

Tanise, amada poetamiga!

Eis os teus versos, que estavam soltos, agora concatenados numa roupagem mais alinhada, mais sugestiva, segundo o meu modo de ver, se bem que a arte é dos domínios de cada obreiro dela. O poema deve levar um título, porque é o seu nomezinho, a sua rotulação – sua proposta de fixação do pensamento. Foi o que pude fazer, assim, inopinadamente, num jardim pequeno, como é o formato da contemporaneidade, em poética. A tônica atual é a síntese: poucos tijolos e um mínimo de cimento do entendimento cabem na casinha humilde do poema. Abusei da utilização das palavras em nome da compreensão mais do que tu – a mãe delas. Almocei e jantei, algumas foram sobremesa, outras conseguimos trazer ao salão para bailar, num ritmo que é só delas. Foi o que deu para elaborar como ajudante. O poema é teu, trabalhei com a intertextualidade nele havida, burilando, fazendo a interlocução com o que era de tua autoria, e continua sendo, porque polinizado pela reflexão para o voo que o pensar propõe.

MONCKS, Joaquim. POESIA A CÉU ABERTO. Obra inédita, 2020.

https://www.recantodasletras.com.br/analise-de-obras/7047524