ANÁLISE DO LIVRO DE AUTO-AJUDA “MUSSEQUE E OUTRAS REFLEXÕES”, DO ESCRITOR ANGOLANO BENI DYA MBAXI

Analisando aqui neste post uma das obras do escritor angolano Beni Dya Maxi, um livro de muitas reflexões sobre a vida, especialmente sobre juventude, a obra tem como título: MUSSEQUE E OUTRAS REFLEXÕES.

No livro “MUSSEQUE E OUTRAS REFLEXÕES”, o nosso escritor angolano Beni, queria além de mostrar as realidades que vive apreciando no seu pequeno bairro, destacado como Musseque, o lado bom de tudo e o ruim que lá aloja, quis mostrar também diversos assuntos que alastram a sociedade, sobretudo a camada juvenil, bem acho que não sou a juventude Angola, mas diversas outras de vários países.

Na medida que os dias passam, várias situações têm surgido e mais, há o que apreciar, e por onde ficar, ou seja, em que lado ficar diante de todas as situações do quotidiano, realmente acredito que aquilo que nós apreciamos mais e como apreciamos torna-se um exemplo, que pode ser bom ou mau para nós, então, é melhor firmar-se para aquilo que nos cativa e nos ajuda no nosso amadurecimento como ser humano e ser social. Como diz a frase “tudo nos é lícito, porém, nem tudo nos convém”.

O livro é composto basicamente de 9 textos de profundas reflexões, o primeiro é um retrato do Musseque, (1)uma expressão angolana para caracterizar uma zona periférica ou ainda um (2)lugar onde vive às pessoas que a sociedade decidiu excluir, segundo a ideia do autor, algumas outras partes do mundo também existem zonas periféricas, só os nomes alteram-se, no caso do Brasil chamam de Morro ou Favela, em Portugal Bairros de Latas, etc. e os outros textos são de diversas situações que vive a sociedade, desde os adolescentes aos adultos. Na verdade o intuito do livro é levar-nos a uma reflexão daquilo que vivemos na vida, as lutas que enfrentamos, as superações, e por outro lado aquilo que é a sociedade que almejamos.

Moral: Quase todo mundo sonha com uma sociedade melhor, é mais pura realidade, porém, algo tem de ser feito para o alcance da mudança, partindo da mudança no nosso carácter, mudança do nosso pensamento, valorização das nossas culturas, o princípio da igualdade social, somos seres diferentes, sim nós somos, mas todos somos seres humanos, todos temos a mesma cor no sangue, esta deve ser o legado mentalizado, só deste modo teremos uma sociedade digna. Podendo aqui mencionar um dos trechos do texto “(3)O QUE QUEREMOS?” e aplicar para sociedade geral: (4)Queremos tudo que uma sociedade desenvolvida merece, não queremos nada que ninguém não merece. Por isso vamos parar de nos matar uns aos outros, a melhor forma de viver feliz é unirmos.

O que falar dos jovens da actualidade, a cena é complicada. Muitos desviam-se na prostituição, bandidagem, drogas e outros problemas calamitoso, muita das vezes são as vivências da vida, as dificuldade, aquilo que se vive e sempre se viveu, aquilo que apreciava, influências e diversas outras, fazendo com que haja uma caída nestes lados. Mas enfim devemos olhar sempre para o melhor lado da vida, na crença dos dias melhores, poderão realmente surgir, somente é preciso ter a fé e confiança, a esperança viva.

Nós podemos e devemos, mudar a nossa sociedade e sermos mais felizes, apesar das circunstâncias da vida. Desde já, recomendo uma leitura neste grande livro e uma excelente reflexão. MUSSEQUE E OUTRAS REFLEXÕES é um ótimo livro para reflectir sobre a vida, especialmente para nós jovens, sendo a força matriz e motriz da sociedade devemos mostrar a garra e superar aquilo que nos afasta das boas vivências.

Notas:

(1) – Musseque, ver página 7.

(2) – Musseque, ver página 7.

(3) – O que queremos?, ver página 18.

(4) – O que queremos?, ver página 19.

Por: Sandro Armando Sebastião, escritor angolano.

Sandro Sebastião
Enviado por Sandro Sebastião em 20/08/2020
Código do texto: T7041468
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.