ANÁLISE E RESENHA DO LIVRO "AS PALAVRAS QUE NUNCA TE DIREI", de Nicholas Sparks

Os romances do escritor norte-americano Nicholas Sparks - meu escritor predilecto -, sempre fascinam-me, em cada um delas há que o tirar como reflexão, é misto de amor, drama, tragédia e suspense de tirar o fôlego. Depois de ler os romances como “AS PALAVRAS QUE NUNCA TE DIREI; A ESCOLHA; O CASAMENTO; O MILAGRE” e outros, em cada um desses livros, foram tanta coisa para pensar, organizando todas as ideias no término do livro.

Em "AS PALAVRAS QUE NUNCA TE DIREI", temos os personagens Garreth e Theresa, uma história de quase um amor misterioso, talvez uma incógnita entre o amar e não amar. Percebe-se que Garreth, é apegado demais ao seu passado triste pela perda de sua amada Catherine, isto faz com que a sua rotina seja um mar de vivências do passado.

Dando espaço demais ao passado, deixando que o atormente todo tempo, sentindo-se preso e talvez difícil recomeçar. Mesmo com o aparecimento de Theresa, ele ainda via-se no seu passado, até mesmo aprisionando-se não amar nenhuma outra. Na medida que a narrativa avança, a história tenta mudar o ritmo, mas isto não condiz às decisões dele, embora ela tente dar um jeito de fazer vê-lo o outro lado do universo, o que a vida ainda pode oferecer, o amor para viver e recomeçar, simplesmente ele hesita. Até mesmo recusa-se tirar férias ou mudar para outra cidade, parece que vê a vida somente aí.

E o trama continua, culminando num final que ninguém aguardava. Garreth, ruma ao alto mar mesmo com a forte tempestade, queria reflectir sobre a vida que levava e enviar uma última carta à Catherine, era no momento em que clareava as ideias de deixar o seu passado e recomeçar a vida. Mas, infelizmente já era tarde demais, a tempestade derruba tudo e por conseguinte, ele por não conseguir retornar a terra, acaba morrendo afogado.

* A MINHA OPINIÃO

Um assunto a pensar, o que tornou-se como uma ideia central para mim, e que também tenho o privilégio de partilhar aqui, aquilo que foi o meu pensamento, segundo as minhas interpretações. Nessa obra, a ideia central baseia-se em recomeçar, apesar das circunstâncias da vida.

Quando nos apegamos demais ao passado, as vezes é difícil recomeçar, porque de certa forma ao revive-los sempre e deixar que aterrorize, ele aprisiona e torna-se uma rotina de vida.

Mas, quando já deixamos aquele passado, com certeza nos mostramos eficientes demais para recomeçar. Isto é certo, passado é para ser lembrando e não vive-lo. Devemos estar sempre prontos para recomeçar uma vida, independentemente das circunstâncias. Ontem já se foi, o hoje é que devemos viver e preparar o amanhã.

Bom! Para mais detalhes, você precisar lê-lo, as surpresas aguardam-te, aqui é mesmo só detalhes. O ler esse livro, está disponível na Internet, especialmente pela Le Livros.

Sandro Sebastião
Enviado por Sandro Sebastião em 19/08/2020
Reeditado em 02/07/2021
Código do texto: T7040066
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.