Fatos contemporâneos confirmam antigas previsões

Apresetnação da Obra: "O Brasil na Visão do Porfeta Daniel e o Apocalipse" do escritor e advogado especializado em previdência Social, Esoj Aramac.

Por: Osman Matos*

Em seu primeiro livro de filosofia religiosa, Esoj Aramac interpreta para os dias de hoje, textos sacros e polêmicos escritos há mais de 2.600 anos e se dedica também aos estudos dos fenômenos políticos das potências mundiais.

Trata-se, portanto, ainda, de uma obra das Ciências Sociais que lida com o estudo de sistemas de governo, análises de comportamento político e de atividades políticas em geral.

O advogado-escritor potiguar especialista em direito previdenciário e erradicado na Paraíba, José Câmara de Oliveira, (1932) - (foto), com o pseudônimo de Esoj Aramac, estreia em narrativas sacras com o livro “O Brasil na Visão do Profeta Daniel e o Apocalipse”, - (Amazon, San Bernardino, Califórnia, EUA: 2018, 290 p. formatos: e-book e impresso) - interpretando de forma primorosa uma das visões do Profeta Daniel (603 a.C.), integrantes dos livros sacros sobre a formação e caráter dos impérios futuros, representados por QUATRO ANIMAIS.

É um livro de Filosofia religiosa, na medida em que estuda, pesquisa, interpreta e explica os significados e justificativas fundamentais por trás de afirmações religiosas a respeito de textos sagrados e polêmicos, tais como: as profecias do Profeta Daniel que serviu na corte do rei Nabucodonosor (604 a.C.- 539 a.C.) ao interpretar o sonho do rei mais poderoso do império babilônico.(Nabucodonosor governou por mais de 40 anos a Babilônia, vindo a conquistar o reino de Judá e a destruir Jerusalém). E ao mesmo tempo é um livro de Ciências Sociais porque analisa esses sistemas e suas ideologias, não só na ótica do direito e da política comparada, mas as relações internacionais e exteriores, a geopolítica, a economia e as políticas públicas, semeando esperança, bem-estar, o bom senso, a convivência pacífica, a fraternidade e a solidariedade entre os povos e nações.

O Autor ainda interpreta e explica concomitantemente, os QUATRO CAVALOS do Apocalipse do Apóstolo João Evangelista (6-103) que são simétricos com os Quatro Animais do Profeta Daniel. Em “O Brasil na visão do Profeta Daniel e o Apocalipse”, Esoj Aramac, metodologicamente, investiga e desvela através de uma narrativa clara, transparente e direta, com muita perspicácia e sabedoria, os temas sagrados e polêmicos, não só atualizando as interpretações religiosas para os dias de hoje, como também proporcionando instigar em seus leitores, o interesse pelos temas, possibilitando uma melhor compreensão e entendimento dos prognósticos dos livros sacros.

O livro constituído de três partes e oitenta e cinco capítulos, nos revela, contudo, muita sapiência, discernimento e entendimento do autor que detém um alto grau de conhecimento empírico ao construir e nos revelar a partir de sua interação e observação do mundo, pensamentos inéditos muito bem tratados e fundamentados, além de fazer reflexões sobre as questões subjetivas imateriais demostrando também muito conhecimento filosófico e metafísico, pois se baseia na fé religiosa, acreditando que ela detém a verdade absoluta e apresenta todas as explicações para os mistérios. “O Brasil na visão do Profeta Daniel e o Apocalipse” é uma obra de contribuição filosófica singular e interessante a respeito de economia e geografia política, análise de políticas públicas, política comparada, relações internacionais, análise de relações exteriores e direito, e dos mistérios doutrinários das escrituras sagradas e da fé, nos envolvendo a repensar a religiosidade do mundo contemporâneo.

O livro em sua terceira parte finaliza com a edição integral dos textos sacros citados parcialmente, formando um painel completo para embasar e aprofundar os temas propostos.

________________

*Osman Matos é graduado em Letras pelo PROLING/UFPB, com Especialização em Língua Portuguesa pela FUNESO/ Olinda/PE, É professor, publicitário, editor de jornais e revistas e autor dos livros de poesias: Bolhas de Sabão (2011); Horas de Chá: hai-kais (2017); Poesia em Gestação (2017) Pó, Emas e Outros Poemas (2017), Poesia em plena pandemia (2020), entre outros, e dos romances: e Rio do Braço (2015) e de A Viagem de Cristal. (2018).