Comunismo e Espiritismo - A grande diferença.

Vejo muitos amigos cristãos defendendo o sistema comunista, e antes que me digam que os espíritas não são cristãos, lhes afirmo que sim, mas temos uma interpretação diferente no que diz respeito à nossa morte. Cremos na vida eterna, mas acreditamos que viremos em novas reencarnações, até que tenhamos a evolução necessária para recebermos o que Deus reserva para nós.

Mas enfim... a ideia deste texto é analisar o que nos diz o Espiritismo que o faz tão diferente do sistema comunista, e tendo em vista que neste portal do Recanto das Letras (que eu particularmente adoro), já vi bastante conteúdo defendendo o dito sistema, achei conveniente colocar a compreensão sobre o que tenho lido, e que deveria ser o interesse qualquer cristão: se instruir e abandonar a enganação materialista de Karl Marx.

Coincidências ou não... o manifesto comunista de Karl Marx surgiu na mesma época que Allan Kardec trouxe o consolo do espiritismo... Allan Kardec nasceu primeiro, em 1804, Karl Marx, em 1818. Os dois morreram com 64 anos. Mas, das obras literárias de grande repercussão na história da humanidade, Marx veio primeiro.

Enquanto que um trouxe uma luz de conforto pela fé em Deus e em Jesus, o outro disse que a religião era o ópio do povo, e que a causa das pessoas serem infelizes era porque não tinham governantes comunistas.

Enquanto um disse que a evolução moral só viria após a intelectual (priorizando assim a educação), o outro trouxe um sistema que inspirou a Pedagogia do Oprimido, do ex-patrono da educação brasileira, sr. Paulo Freire, o qual romantiza sim o analfabetismo para que as pessoas não queiram conhecer a sua história. Nomes como Antonio Gramsci ficam no esquecimento, pois a bandeira da educação é utilizada não para formar cidadãos de bem, nas sim para formar militantes anti-capitalismo, pessoas que se acham vítimas da sociedade, trazendo ideias separatistas com o objetivo de colocar os grupos uns contra os outros, o filho contra o pai, a esposa contra o marido e o empregado contra o patrão...

Se o interesse fosse a união e melhoria de vida das pessoas e classes, teriam defendido a bandeira da empatia nesses tantos anos dos governos comunistas, e não a bandeira de grupos específicos.

Só não vê quem desconhece a história.

Certamente que não precisamos saber de tudo, afinal há um propósito e um tempo certo para cada coisa que acontece debaixo do céu. Mas, no mínimo é necessária uma conscientização para que as pessoas acordem para essa realidade triste, onde se vendem sonhos materialistas para manipular as pessoas.

A própria China em seus 70 anos de comunismo (que nunca chegou ao sonho do socialismo) já se rendeu ao capitalismo também... e o motivo? É porque a ditadura já se instalou por lá...

A dominação dos povos se torna mais fácil quando o materialismo se instala no coração das pessoas, porque sempre vão esperar por soluções que não dependam de um melhor comportamento e reforma de suas atitudes inconsequentes.

No que diz respeito às diferenças, que nos fazem perceber a enganação dos falsos profetas da política, o Livro dos Espíritos, tem as seguintes perguntas e respostas com relação à desigualdade das riquezas e com relação ao progresso intelectual e moral das civilizações:

811. Será possível e já terá existido a igualdade absoluta das riquezas?

“Não; nem é possível. A isso se opõe a diversidade das faculdades e dos caracteres.”

a) Há, no entanto, homens que julgam ser esse o remédio aos males da sociedade. Que pensais a respeito?

“São sistemáticos esses tais, ou ambiciosos cheios de inveja. Não compreendem que a igualdade com que sonham seria a curto prazo desfeita pela força das coisas. Combatei o egoísmo, que é a vossa chaga social, e não corrais atrás de quimeras.”

812. Por não ser possível a igualdade das riquezas, o mesmo se dará com o bem-estar?

“Não, mas o bem-estar é relativo e todos poderiam dele gozar, se se entendessem convenientemente, porque o verdadeiro bem-estar consiste em cada um empregar o seu tempo como lhe apraza e não na execução de trabalhos pelos quais nenhum gosto sente. Como cada um tem aptidões diferentes, nenhum trabalho útil ficaria por fazer. Em tudo existe o equilíbrio; o homem é quem o perturba.”

a) Será possível que todos se entendam?

“Os homens se entenderão quando praticarem a lei de justiça.”

813. Há pessoas que, por culpa sua, caem na miséria. Nenhuma responsabilidade caberá disso à sociedade?

“Certamente. Já dissemos que a sociedade é muitas vezes a principal culpada de semelhante coisa. Ademais, não tem ela que velar pela educação moral dos seus membros? Quase sempre, é a má-educação que lhes falseia o critério, em vez de sufocar-lhes as tendências perniciosas.”

780. O progresso moral acompanha sempre o progresso intelectual?

“Decorre deste, mas nem sempre o segue imediatamente.”

a) Como pode o progresso intelectual produzir o progresso moral?

“Fazendo compreensíveis o bem e o mal. O homem, desde então, pode escolher. O desenvolvimento do livre-arbítrio acompanha o da inteligência e aumenta a responsabilidade dos atos.”

b) Como é, nesse caso, que, muitas vezes, sucede serem os povos mais instruídos os mais pervertidos também?

“O progresso completo constitui o objetivo. Os povos, porém, como os indivíduos, só passo a passo o atingem. Enquanto não se lhes haja desenvolvido o senso moral, pode mesmo acontecer que se sirvam da inteligência para a prática do mal. O moral e a inteligência são duas forças que só com o tempo chegam a equilibrar-se.”

781. Tem o homem o poder de paralisar a marcha do progresso?

“Não, mas tem, às vezes, o de embaraçá-la.”

Tendo por base essas perguntas e respostas, acredito que Karl Marx viveu para ajudar a cumprir com esse ideal estranho de atrasar o progresso da humanidade.

Claudia RS
Enviado por Claudia RS em 07/05/2020
Reeditado em 07/05/2020
Código do texto: T6940512
Classificação de conteúdo: seguro