As descobertas da vida no livro O que vão pensar sobre nós?, de Stoff Vieira Costa
O que é a adolescência na cabeça dos adolescentes?
Quando adultos percebemos que a adolescência é uma fase repleta de novidades e descobertas na vida da criança em transformação que, de repente, pensa ser adulta, em alguns aspectos. Então, cabe a segunda pergunta, que serve de título à obra de Stoff Vieira: O que vão pensar sobre nós?
A história de descobertas narrada e vivida por Benjamim, juntamente com seus amigos Emmanuelle e Rato, tem essa pergunta implícita e muito constante nas situações que marcam a relação de amores, medos, revolta e amadurecimento do trio de amigos afetivamente envolvidos entre si, com seus diferentes dilemas.
O narrador-personagem, que se define como antissocial, conduz o leitor nas descobertas que ele e seus amigos vivenciam. Assim, vemos Benjamim com seus complexos e crises existenciais se aliviar na prática de automutilação, algo tão presente e preocupante entre os adolescentes nos dias atuais.
Embora recorrente à pratica de automutilação, o leitor irá acompanhar a transformação de Benjamim ao longo da narrativa, ao ponto de descobrir novos motivos para sentir satisfação em viver.
Que motivos seriam esses?
Estaria gostando de alguém?
Seria a razão de viver de outra pessoa?
Stoff Vieira fisga a atenção do leitor ao deslocar a narrativa para a vida de outros personagens além do narrador Benjamim, e nos faz refletir sobre temas tão profundos e marcantes como a amizade, o amor, a sexualidade, a família...a morte!
O entrelaçamento das vidas de Benjamim, Emanuelle, Rato e de um quarto personagem é o que justifica o questionamento que dar título ao livro O que vão pensar sobre nós?. Em uma sociedade tão observadora e questionadora da vida alheia, como a que vivemos, os fatos vividos pelos personagens de Stoff Vieira nessa história infantojuvenil com nítidas pitadas de erotismo, são bastante justificativos para o título tão bem pensado pelo autor.
A resposta para tal pergunta fica por conta de cada leitor, que a partir dessa leitura poderá revelar muito de suas concepções de vida, preconceitos, respeito e/ou tolerância, depois de cada página virada antes do ponto final que encerra a história.
Leomar Alves de Sousa
Professor Mestre em Ensino de Língua e Literatura, pela UFT.