A CERVEJA DA NOVA HORIZONTINA

PRECAUÇÕES EM SOLDADENS DE VASOS DE CAMARA DUPLA...

Aos nossos profissionais técnicos que utilizam de vasos com parede dupla que normalmente são de material inoxidável e devido a necessidade de manter o conteúdo em baixas temperaturas são uitlizados tais materiais nocivos a saúde, mas que fazem o efeito congelante adequado para tais fins,

Mas com certeza pelas normas técnicas todos esses vasos devem ser soldados e examinados por radiografia que não permitem poros que poderão se comunicar e futuramente ocasionando microtrincas, imperceptíveis ao olho nu, mas que em ensaios por radiografia podem ser detectados e evitados que tais materiais sejam autorizados para uso alimentício, onde poderão causar tais vazamentos que poderão matar milhares de consumidores!!!

Com certeza nem todos nós temos noções básicas de soldas automáticas e de tais ensaios que possíbilitam aprovação condicional... pois ainda passam por um teste hdróstático ou pneumático em que tais processos de soldagem são devidamente checados para fins alimentares!!!

Acredito que tais esquipamentos não foram adequadamente testados e com certeza podem ter sido testados na fabricação, mas depois de manuseio para levar até o local de montagem podem ter sofrido avarias com choques mecânicos que poderiam ter permitido algumas trincas imperceptiveis, mas ocasionando em caso de apoio interno do espaçador transmitira o impacto a superficiè interna da segunda câmara onde poderá ter um trinca na região soldada que naturalmente apos tal acidente ninguém se prontificou de ter acesso ao equipamento por dentro onde é possível pois todos esses vasos tem entrada para ser humano para tais inspeções de manutenção preventiva e ou corretiva, em caso de acidentes não previstos!!!

Como especialista em soldagem aconselho veementemente que se façam tais inspeções após a montagem do tanque ou vaso de câmara dupla no local onde foi montado, pois só assim garante-se que o equipamento esta em plenas condições de uso adequado a saúde e segurança de nossos clientes, sejam em produtos alimenticios ou até mesmo em material de consumo industrial que exige uma temperatura abaixo de zero graus como Nitrogênio líquido!!!!

Todo o processo industrial necessita sempre de bom senso dos envolvidos sejam montadores, engenheiros do processo, técnicos responsáveis para o testes hidróstático, ou pneumático com as devidas precauções para que o mesmo também não exploda no teste, pois são previstos testes com pressão acima da pressão de uso do equipamento em condições normais de pressão e temperatura e apenas tais testes em locais de calor maior que 25 graus Celsius, não se prolonga o teste por mais de dez minutos, como antigamente se mantinha o tanque pressurizado na pressão máxima por 1 hora, causando danos ao equipamento não previsto para tal condição, pois em caso de material inadequado a pressão para que exploda pode ser uma vez e meia a pressão de trabalho, mas num curto periódo de dez segundos é sufiicente para mandar a fábrica pelos ares!!!!

Seja profissional e prudente sempre, pois a sua vida também esta em risco!!!

Bom trabalho em seu processo de cumprimento as Normas vigentes!!!!

Ivo Ogata Takio

CREA 35.982/D