"O Irlandês": casando tecnologia e alta produção cinematográfica [SEM SPOILERS!] ("The Irishman", 2019)

Olhando pra trás, 2019 parece ser um ano de transição madura do cinema. Filmes combinando o melhor que temos até o momento da tecnologia com o melhor da produção (roteiro, direção, atuação, figurino, fotografia...), chegando nesse filme que é um clássico, certamente. Me parece que, entre o alto nível tecnológico - de "Avatar" - e o alto nível cinematográfico - de "Guerra ao Terror" (menciono ambos os filmes porque concorreram ao Oscar e esse último venceu), agora, ambos os mundos podem coexistir de forma primorosa. "The Irishman" me parece estabelecer um novo patamar para o cinema como um todo.

Sim, por óbvio não sou expert em cinema para afirmar isso e sou um pouco suspeito para falar desse filme em específico, pois, admiro muito e assisto sempre que posso os filmes de Martin Scorsese - ele, junto com Stanley Kubrick e Francis Ford Coppola formam meu top 3 - ainda mais com atores como De Niro, Pacino e Pesci num épico dramático. Como um bom livro, cada momento sendo especial para o espectador. Como um bom vinho que é degustado ao fim daquela taça como uma experiência completa de excelência. Foram mais de 3h de filme e assistiria novamente assim que terminou!

Mas, voltando... Fico muito feliz em ver tecnologia e produção cinematográfica unidos em uma distinção bem acima da média desse filme para outros filmes que já pegaram essa temática, porém, não em alto nível como esse filme. Embora sejam bons, de fato. Mas entre o "bom" e o "excelente", há um trajeto enorme a percorrer...

[Um pequeno excurso aqui: pro pessoal que gosta muito de atuais franquias de super heróis como "melhor momento do cinema" e caíram em cima de Scorsese e Coppola sobre as críticas que fizeram a tais filmes - que são mais filmes de entretenimento, logo, superficiais, não se tratando de cinema propriamente dita - sugiro encarar "The Irishman" e, ao fim, ver o pequeno documentário de 20 minutos com os atores principais e o diretor, para ver quão distante está, em nível de superioridade, obras como de Scorsese e heróis que só conseguem retribuir o que já aconteceu.]

E há tanto a falar sobre O Irlandês... quem sabe em outro momento?

ALIVAVILA
Enviado por ALIVAVILA em 07/12/2019
Reeditado em 07/12/2019
Código do texto: T6812817
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.