Análise do poema em Algum Lugar do Brasil de Paulo Gracino de Guarabira PB

Poema:

Em algum lugar do Brasil

Minha terra tem sobrando

Poetas desocupados

São todos mal educados

Como tem gente falando

Isso acaba explicando

O caos de qualquer gestão

Que mata a população

Com a triste epidemia

Que é falta de poesia

E excesso de babão.

SALVE O DIA DO CORDELISTA - 19/11/19.

PAULO GRACINO

Meu comentário

Guarabira há poetas sobrando mesmo. Que ótimo. E alguns são mesmo desocupados. Talvez pela política nacional de geração de emprego e renda, talvez pela falta de iniciativa dos gestores locais no incentivo fiscal de empresas, talvez pela vontade mesma do poeta. Esta é a única que definitivamente eu concordo. Ao direito ao ócio criativo. E alguns são mal educados mesmo. Talvez pela atual política nacional de educação excludente com um ministro mal educado, talvez porque tenham que trabalhar no campo, nas lojas e nos bares e não dê tempo de estudar, talvez sejam até grosseiros, alguns com, outros sem licença poética. Agora, reflitamos, possa ser que mesmo sem querer acertastes. O que falta no mundo é mesmo poesia. Que os poetas ocupados e desocupados encham o país, a cidade e o mundo de poesia. De todas as formas. Escrita, falada, dançada, pintada, esculpida. Até que os senhores do dinheiro e do poder, não suportando mais, tenham dentro de si o caótico, produtivo e solidário universo poético. E que os babões do recinto, imitem seus ídolos poeticamente. Poesia instigativa. Estou gostando poeta, continue com seus versos denúncias. Isso dá livro. Abraços.