Estudo sobre plágio

     Um número recorrente de trabalhos acadêmicos são identificados como sendo caso de plágio. Em que se pode verificar que o plágio pode ser definido como uso inapropriado de informações em que o indivíduo assume para si a autoria de um trabalho que não lhe pertence, ou quando faz uso de citações sem mencionar as fontes, descrevendo ideias, um pensamento ou conceitos.
     Nesse sentido, propõe-se através deste texto apresentar algumas considerações sobre o plágio, a partir das discussões que emergiram durante as aulas da disciplina Metodologia Científica no curso de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, do Instituto Federal de Educação do Sertão Pernambucano, campus Salgueiro-PE, turma 2019.
     De forma que se pode observar segundo (MARTINEZ; RAMIREZ: 2018, p.15) uma análise relativa a situação de fraude acadêmico no ensino superior em seis universidades bem conceituadas da Colômbia, realizada através do levantamento de dados por meio de entrevista e questionários aplicados a estudantes, em que verificou-se uma incidência de situações em que se predominou a prática de fraudes acadêmicas pelo consentimento e favorecimento de circunstâncias para a prática ou pela própria ação. De acordo com esse estudo constatou-se que 94% dos estudantes admitiram o uso de atitudes que caracterizam a fraude acadêmica.
     Diante do exposto, é possível afirmar que não se trata de casos isolados que atingem somente universidades colombianas, mas que em se tratando de uma reflexão problematizadora pode-se fazer uma análise mais densa da situação e destacar que essa realidade é presente no âmbito acadêmico brasileiro. E assim sendo é preciso defender o direito de autoria e a legitimidade da produção científica, ao mesmo tempo em que se defende a autonomia da pesquisa.

Referência
MARTINEZ, Lina; RAMÍREZ, R. Enrique. Fraude académico em universitários en Colombia: Qué tan crônica es la enfermedad? Educação e Pesquisa, 2018, v. 44.
 
Erlandia da Costa
Enviado por Erlandia da Costa em 31/10/2019
Código do texto: T6783694
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.