DEUS E JOVEM, PAPA FRANCISCO COM THOMAS LEONCINI

LIVRO: Deus é jovem

Autor: Papa Francisco com Thomas Leoncini

ANO DA PUBLICACAO: 2018

Deus é jovem. Esta afirmação pode parecer estranha ou, ao menos, não usual. Mas exatamente é este o título do recente livro do Papa Francisco, lançado em março, fruto de conversas com o jornalista italiano Thomas Leoncini.

“O coração da Igreja é jovem” Papa Francisco dialoga com a juventude em livro

Deus é Jovem, é um livro feito uma caixa de supresas que papa Francisco quer oferecer os jovens idosos, adultos e o mundo inteiro. Não precisa ser cristão para ler este livro, é claro que tem sim uma dimensão cristã, política, ambiental, filosófica e tecnológica. O livro abrange todos campos de saber.

Papa Francisco neste livro, trás uma mensagem de libertação que atravessa o presente e desenha o futuro para renovar a nossa sociedade sem raizes.

Com palavras memoráveis, Papa reivindica para os jovens, a centralidade, e os indica como protagonistas da história, reitirando-os das margens nas quais durante muito tempo foram relegadas. Papa, olha os jovens como os verdadeiros descartados neste mundo, são jovens que estão inserido numa sociedade denseraizada, sem história, sem memórias.

Deus é jovem, é sempre novo, Deus é aquele que renova, é o eterno que não tem tempo, mas é capaz de rejuvenescer-se continuamente e rejuvenescer tudo. Ele é jovem porque faz sempre todas coisas novas e ama a novidade, porque sabe sonhar e deseja os nossos sonhos.

Somente construindo uma ponte entre idosos e jovens, sera possivel dar vida a uma revolução que ele chama de revolucao de ternura. Esta ponte, este abraço, pode regenerar a sociedade em beneficio de todos.

Coragem e sabedoria são os ingredientes essencias da doce revolução que todos precisamos.

Os jovem tem sonhos, são profectas, são alegrias, promessas, jovens que carregam um pouco de tenacidade e loucura.

Deus é jovem! Deus é o Eterno que não tem tempo, mas é capaz de renovar, rejuvenescer-se continuamente e rejuvenescer tudo. As características mais peculiares dos jovens também são Suas. Ele é jovem porque ‘faz todas as coisas novas’ e ama a novidade; porque se encanta e ama o êxtase; porque sabe sonhar e deseja os nossos sonhos; porque é forte e entusiasmado; porque constrói relacionamentos e nos pede para fazer o mesmo, é social” (Deus é jovem, p. 67).Nesta lógica, o Santo Padre compreende a própria Igreja sempre jovem, renovada, atualizada. “O coração da Igreja é jovem precisamente porque o Evangelho é como uma linfa vital que a regenera continuamente.” (Francisco, 19 de março de 2018). Voltar sempre a Jesus Cristo e ao Evangelho é garantia da perene jovialidade de nossa fé cristã. A Igreja propõe aos jovens o encontro com Jesus Cristo. Neste encontro, percebe que suas buscas, suas perguntas, esperanças e projetos encontram eco na pessoa e no ensinamento de Cristo. Então, ao encontrar a Cristo, encontra-se a si mesmo e abre a vida para novos e promissores horizontes, um projeto de vida que ajude a viver alegria de passar pelo mundo fazendo o bem. O próprio Jesus mostra aos jovens um “Pai que sempre olha para eles com um olhar benevolente e misericordioso, um Pai que não compete com eles” (p. 124).O livro aborda com realismo os desafios que a juventude encontra hoje: o diálogo entre jovens e idosos; os medos; a falta de esperança e perspectiva; a incapacidade de sentir culpa; as drogas; o suicídio; a cultura do descartável; a questão climática e o descarte dos mais frágeis; a violência e as armas; a supervalorização dos animais de estimação; a corrupção; a rigidez mental e dificuldade de diálogo. As palavras são sempre de incentivo, convidando os jovens a viverem a alegria e a coragem de sonhar, de ousar. “Vejo um rapaz ou uma garota que procura seu próprio caminho, que deseja voar com seus pés, que olha para o mundo e contempla o horizonte com os olhos cheios de esperança, repletos de futuro e até de ilusões” (p. 20), diz o Papa ao descrever como vê um jovem. Propõe que jovens e idosos dialoguem, pois nossa sociedade tende a descartar a ambos.Incentivando o hábito de leitura entre os jovens e adolescentesSeja por prazer, seja para estudar ou para se informar, a prática da leitura aprimora o vocabulário e dinamiza o raciocínio e a interpretação.

creditos: Sydney Joao Sindique

Sydney Sindique
Enviado por Sydney Sindique em 18/09/2019
Código do texto: T6747722
Classificação de conteúdo: seguro