Pode a própria Igreja como instituição vender a sua alma? Um livro, ficcional, mas que aborda uma questão delicada na história da Igreja acaba de sair. Nos anos 70 a Igreja financiou o chamado "Regime dos Coronéis" na Grécia. Para quem não conhece a história a Grécia havia elegido um governo esquerdista.

Era o auge da Guerra Fria. A Guerra do Vietnã estava a todo o vapor. Ditaduras pipocavam na América Latina, Brasil inclusive. A Grécia, berço do Ocidente, não podia ser perdida. Foi aí que começou a saga da Igreja. Esta ajuda teve um preço. A Igreja não tinha o dinheiro necessário (sim, a Igreja não é tão rica assim como muita gente pensa) e buscou a ajuda da Máfia que, claro, exigiu algo em troca. É aí que a Igreja se perde. Alguns de seus membros enriquecem. No fim dos anos 70 o Papa João Paulo I morre. Teorias conspiratórias aparecem para explicar a estranha morte.

Este livro, ficcional, aborda toda a história, sua sinope diz muito: "1983. Fazia 5 anos da estranha morte do Papa João Paulo I. Uma jornalista de um pequeno jornal recebe uma visita inusitada: um jornalista italiano que resolveu revelar a ela tudo o que sabia. Como a Igreja Católica ajudou a financiar um golpe de estado na Grécia, dando origem ao chamado “Regime dos Coronéis” e como, em seu anticomunismo, a Igreja venderia a sua alma, se unindo à Máfia, apoiando e financiando golpes de estado em alguns países e como alguns de seus membros se enriqueceriam e, o que é pior, como tudo isso poderia revelar a verdade sobre a estranha morte do Papa João Paulo I. Também será revelado como o arcebispo brasileiro Aloisio Lorscheider quase foi papa em seu lugar. Baseado em fatos reais."

É um bom livro, dá para lê-lo como mistério, mas também como história. O autor o oferece grátis por uns dias, aproveite, link abaixo:

Nas Sombras do Vaticano - Baseado em Fatos Reais