O FUTURO DA RESISTÊNCIA DEMOCRÁTICA
O colapso da democracia no Brasil: da constituição ao golpe de 2016
Luís Felipe Miguel
SINOPSE
Neste breve e esclarecedor ensaio de interpretação sobre o Colapso da democracia no Brasil, Luís Felipe Miguel analisa o processo do golpe contra a democracia e contra o povo brasileiro. Em um contexto de franca ofensiva imperialista por parte dos EUA em busca de retomar o controle político (e econômico) na América Latina, as classes dominantes locais agiram, mais uma vez, no sentido de garantir os interesses das classes dominantes dos países centrais do capitalismo. Nele o autor procura responder à pergunta: Como foi possível que o regime democrático e o sistema de direitos construídos no Brasil ao longo de mais de duas décadas ruíssem em tão curto prazo? Para isso, é de fundamental importância compreender e analisar as relações de forças entre os diferentes grupos sociais bem como suas relações com as instituições do país, a saber, a democracia, o poder judiciário, a mídia entre outras.
TRECHO DO LIVRO
"Diante deste cenário, ainda podemos falar em democracia no Brasil? As respostas não se resumem a 'sim' ou 'não': formam um gradiente. (...) Em suma: saímos de uma democracia muito insuficiente para um regime pior ainda. Demos passos na direção de uma ditadura, mas não trilhamos todo o caminho. Estamos entrando no finalzinho do gradiente, no lusco-fusco, entre uma democracia que já não é e uma ditadura que ainda não pode ser. [...] A insanidade autoritária corporificada no governo Bolsonaro pressiona o campo popular a assumir, como bandeira prioritária, talvez única, o retorno à democracia que estamos perdendo".
SOBRE O AUTOR
LUIS FELIPE MIGUEL (Rio de Janeiro, 1967) é doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professor titular livre do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB), onde coordena o Grupo de Pesquisa sobre Democracia e Desigualdades (Demodê). É pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É autor, entre outros, dos livros Democracia e representação: territórios em disputa (Editora Unesp, 2014), Consenso e conflito na democracia contemporânea (Editora Unesp, 2017) e Dominação e resistência: desafios para uma política emancipatória (Boitempo, 2018).
FICHA TÉCNICA
Páginas:296 páginas
Editora: Expressão Popular / Fundação Perseu Abramo
Formato: 12 x 18 cm
1ª edição: julho de 2019
ISBN: 978-85-7743-362-9
Coleção: Emergências
Preço de capa: R$ 15