TÃO MENTIROSO QUANTO SEU IDOLO LULALAU...

Quem ganhou o prêmio foi o jornal? E não o jornalista sózinho....

Sim e não! Na categoria que premiou Glenn Greenwald e sua equipe, a de “Serviço Público”, o premiado é sempre o jornal que publicou a reportagem (ou a série de reportagens) e/ou que contribuiu de alguma forma para o bom jornalismo. No entanto, o jornalista (ou jornalistas) envolvidos são os verdadeiros vencedores!

No site do prêmio Pulitzer, em sua seção de perguntas frequentes, há a seguinte explicação:

“O Prêmio de Serviço Público é sempre concedido a uma organização de notícias, não a um indivíduo, embora um indivíduo possa ser mencionado na citação.”

Aqui temos uma lista de todos os jornais que foram premiados com o Pulitzer, desde que a categoria “Serviço Público” foi criadas, em 1917 (nota: No ano de criação não houve vencedor).

Glenn é sempre citado no site do Pulitzer com um dos ganhadores

Uma busca no site do Prêmio Pulitzer e podemos encontrar diversas menções ao jornalista Glenn Greenwald como um dos ganhadores do prêmio.

Por mais que o Pulitzer daquele ano tenha sido entregue ao jornal em que ele trabalhava, é impossível não vincular a vitória ao do trabalho jornalístico de Greenwald e ele é sempre referenciado dentro da própria academia, como podemos ver nesse artigo da Pulitzer de outubro de 2017, de uma palestra que ministrada por ganhadores do prêmio (incluído ali no meio dos participantes o nome do jornalista Glenn Greenwald como tal):

Trecho grifado: “MacAskill e sua equipe, juntamente com Glenn Greenwald e Laura Poitras, do Washington Post , dividiram o Prêmio Pulitzer de Serviço Público por sua cobertura de informações divulgadas por Edward Snowden”

Outro detalhe é que a jornalista Laura Poitras também é sempre citada como “ganhadora do Pulitzer“ no mesmo ano e categoria que Glenn. Ou seja, mesmo que o prêmio seja entregue a um jornal, os jornalistas que contribuíram para aquela reportagem são os ganhadores.

Em abril de 2014, o jornalista Glenn Greenwald concedeu várias entrevistas a importantes veículos de comunicação, como a CNN, a respeito da alegria de receber um dos maiores prêmios do jornalismo mundial:

Além disso, agências de notícias de peso como o El País também confirmaram, na época, que o prêmio Pulitzer só foi conquistado pelo jornal britânico The Guardian graças ao trabalho de Glenn Greenwald e Laura Poitras, a dupla de jornalistas que publicou os documentos vazados por Edward Snowden.

Nota do divulgador:- Engraçado como as pessoas mentem descaradamente e a gente acredita que foi ele sozinho que ganhou o prêmio e sabia muito bem o que acontecia nesse assunto, pois é amigo de Assand e de Edward Snowden, assim aproveitou de doar as informações do que sabia para o jornal e fez com que o The Guardian obtivesse o Prêmio Pulitzer!!!!