CONSIDERAÇÃO PESSOAL SOBRE O DESFILE DA PORTELA -  05 de março de 2019
 

 
        Bem... Gostei e não gostei do desfile da Portela. Gostei pela beleza, pela bateria, pelo samba e tudo o mais. Não gostei do desenvolvimento do enredo que quase nada centrou na carreira musical de Clara Nunes, mas, quase exclusivamente na presença do Candomblé em sua vida. Se o tema do enredo fosse, por exemplo, "Clara Nunes e o Candomblé" tudo bem, ficaria claro que ia tratar da alma de Clara Nunes, não de sua historia como cantora. Porque a trajetória musical de Clara Nunes teve muitas outras facetas e temas para além da faceta religiosa. Ela foi uma cantora critica das mazelas sociais, ela falou do amor, ela falou de coisas profanas, isto e, falou de coisas sem dar todo o tempo a elas conotação religiosa.
        O enredo da Portela não falou sobre nada disso, bem como nada falou sobre a vida da cantora. Falou sobre sua alma, logo, ela, ser do Candomblé, deveria, a meu ver, ter sido homenageada em um enredo com um tema de seguintes - ou equivalentes - nomes: "Clara Nunes e o Candomblé" ou "O Candomblé na carreira musical de Clara Nunes"(...)
        Excetuando-se, na minha opinião, essa questão do enredo (importante questão) no mais um desfile maravilhoso, digno das tradições da desde sempre minha bem-amada Portela.


Nota. Foto de desfile da Portela em ano anterior  - a aguia.