Green Book - O Guia: Por onde começar sua lista dos indicados ao Óscar 2019

Não é de hoje que a academia de cinema coloca em sua rica lista de indicados nas principais categorias, filmes com temáticas sociais. Nessa edição, um dos indicados a melhor filme é Green Book, do diretor Peter Farrelly, cujo pano de fundo é a segregação racial americana.

No longa, indicado entre outras categorias a melhor filme, Tony Lip (Viggo Mortensen) é um pai de família ítalo-americano, racista, morador do subúrbio nova-iorquino dos anos 60, que aceita um emprego para ser motorista de um grande músico negro, Don Shirley (Mahershala Ali) durante uma turnê pelo sul do país, região mais tradicional e racista dos Estados Unidos naquela época.

Escolhido estrategicamente como um parceiro para momentos problemáticos, Tony acompanha Shirley numa longa viagem, através de estradas definidas, onde eram permitidos negros transitarem.

Ao melhor estilo roadtrip, juntos, os dois personagens protagonizam cenas memoráveis com diálogos ricos sob reflexão social e importância do invividuo na sociedade, dando principal ênfase ao viés do reprimido, principalmente vivido por Shirley e sua luta para gozar das tarefas mais simples, como utilizar um banheiro compartilhado por brancos. Ainda, o roteiro não deixa de lado o preconceito com a Imigração italiana, origem de Tony.

Os dois personagens se alternam no papel de mestre e aluno; por oras ouvem e por oras são ouvidos, demonstrando a importância na troca de experiências entre culturas diferentes e a força de uma união reprimida pela imposição de direitos civis e humanos. É belo observar a forma como o filme pontua que qualquer um pode ensinar e aprender. A evolução dos dois personagens na trama deve-se muito à capacidade de aprendizado e empatia dois dois.

Green Book sem dúvidas é um excelente filme para começar a sua lista do Óscar dessa ano. Ele consegue entregar, em meio a um tema pesado e infelizmente atual, verdadeiras lições, flutuando entre cenas tensas de violência física e verbal, a momentos doces e encantadores, como diálogos amigáveis, companheirismo e cumplicidade. Além disso, Green Book entrega esperança. Argumenta que podemos voltar atrás e abdicar de um pensamento preconceituoso e simplesmente nos enxergarmos como semelhantes, humildes e humanos.

Marco de Souza
Enviado por Marco de Souza em 29/01/2019
Código do texto: T6561950
Classificação de conteúdo: seguro