Livros Favoritos de 2018

Vou seguir a tradição do meu amigo Barack Obama e compartilhar minha lista de fim de ano para refletir sobre os livros, filmes e músicas que me transformaram, inspiraram e que ficaram marcados, inclusive como forma de divulgar conteúdos que considero de qualidade. Apesar de a maioria não ser novidade, o que está aqui marcou o meu ano, e, caso não conheçam, eu recomendo!

.

Gostaria de falar sobre os LIVROS, para que sirva de motivação para quem procura algo específico mas não sabe o que:

.

"As Cinco Linguagens do Amor", indicado por um amigo, transformou complemente minha visão sobre o comportamento das pessoas e a forma como cada um demonstra seu amor. As pessoas podem demonstrar seu amor através de mais de uma forma, mas uma delas é predominante, e basta entendermos a linguagem da pessoa, que poderemos saber como ela expressa seu amor. Antes de ler o livro, julguei que fosse superficial, apenas por causa do título, mas depois de ler, passei a considerar um dos livros mais importantes da minha vida! Se todos tivessem esse conhecimento, não seríamos tão incompreendidos.

.

"O Monge e o Executivo", "Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes" e "O Poder do Hábito" são livros não apenas para empreendedores, mas para todas as pessoas que buscam uma qualidade de vida melhor, pois eles mudam o mindset de qualquer um, e trazem ensinamentos importantes (se não quiser ler os três, recomendo ler "O Monge e o Executivo", é o mais curto, não chega a 200 páginas).

.

"Tao Te Ching" é um livro denso. Digo isso porque tem muito significado em cada parte, e muita coisa eu não consegui entender, mas do que entendi, tive que registrar (confuso, né? mas tá na minha lista!). Acho que é para ir lendo ao longo da vida, mas não é demorado para se ler inteiro, pois é bem curtinho, em forma de poesia, e tem menos de 100 páginas. Quem ler e entender alguma coisa me explica pfvr!

.

"O Caibalion" é um livro que traz a essência dos ensinamentos de Hermes Trismegisto, relacionado ao ocultismo, e traz os Sete Princípios Herméticos. Não fiquei surpresa, pois já tive contato com estes princípios estudando a Seicho-No-Ie, e também gostava muito de estudar o Universalismo e a Gnose. Mas, para mim, este livro representou uma confirmação da Verdade Universal, e é um compilado/resumo desta Verdade.

.

"11 Dias De Despertar" é um livro incrível, que pode ser lido em um dia (tem cerca de 160 páginas), é extremamente fluído, e é ótimo para quem gosta de ler sobre espiritualidade. A sensação é de que o autor acessou os registros akáshicos para escrever este livro. Se não me engano, conheci este livro pelo canal do youtube "DESPERTAR com Joyce Eliza".

.

"A Jornada de Ser Humano", escrito por Osho, me proporcionou vários insights, e tive que escrever na minha agendinha 7 páginas com frases que me marcaram, algumas vou compartilhar aqui, só pra ter uma ideia (não são "transcrições literais", eu anotei de qualquer jeito, só pra me lembrar mesmo):

.

"Pássaros, árvores, nuvens, rios, são felizes, mas não autoconscientes. Simplesmente são. Não sabem que são felizes. São pura consciência."

.

"O caminho não é permanente; ser humano é jornada."

.

"No tempo não há marcha-ré. Só há uma possibilidade: ir em frente."

.

"Quando você está feliz, você não existe. Ser feliz é não existir."

.

"Deixe desaparecer a distinção entre observador e observado: seja a árvore que você está olhando, a nuvem."

.

"Inexistência do eu: não de vazio, mas de plenitude."

.

"Você é aquele "eu" jamais visto ou tocado por alguém. Não corrompido, tocado, contaminado. Virgem, puro. Deixe de lado o que você não é e manifeste o que é."

.

"A realidade não vai mudar sua lei fundamental por causa de você."

.

"O profundo está oculto no trivial, e por isso parece profundo."

.

"Uma coisa não tem potencial: ela é o que é."

.

"O Rochedo dos Amantes", "Voltas que a Vida Dá" e "Pelas Portas do Coração" são três livros espíritas que nos inspiram a ter vidas mais próximas do considerado ideal. São livros que nos mostram que há muito mais além desta vida, e que nossas escolhas nos acompanham além da vida na terra. Gosto de romances espíritas mais do que de outros tipos de livros espíritas, como "A Gênese", ou "O Céu e o Inferno", porque este tipo de livro é mais "difícil"/"maçante", enfim, são muito "técnicos" (não querendo de forma nenhuma desmerecer eles, porque são importantes, mas o único livro desse tipo que consegui ler sem me cansar foi "O Livro dos Espíritos", e só porque era de perguntas e respostas). Por isso, recomendo a leitura de romances espíritas, porque são gostosos de se ler. Os três livros que citei foram emprestados por um amigo, mas acredito que tenha exemplares disponíveis nas bibliotecas dos centros espíritas, e talvez em PDF também.

.

"O Livro dos Jovens" é um dos livros da Seicho-No-Ie que mais gosto. Esta é a única releitura na lista, e leio este livro todo ano, porque dá muito ânimo e inspiração para viver e viver melhor. É um livro de "cabeceira" (está no armário, mas eu sempre pego ele). É como um manual da vida. Considero um lifehack!

.

"A Cabana" é um livro emocionante em que acompanhamos a reconexão de Mackenzie (ou Mack), com Deus. Ele culpa Deus pelo assassinato de sua filha, cujos vestígios foram encontrados em uma cabana, e aí começa seu reencontro. Chorei muito, principalmente no final. O livro trata a Santíssima Trindade de uma forma mais "humanizada", não por retratar Deus (ou "Papai") como uma dona de casa, ou Jesus como alguém que ama os bolhinhos que "Papai" faz, mas por mostrar o carinho dEles por nós, e que Deus nos ama assim como Mack amava sua filha, só que ainda mais, por entregar seu único filho para redimir nossos pecados.

.

"Paquistão, Viagem à Terra dos Puros" é o relato de um jornalista que viveu com uma família paquistanesa por um tempo e nos conta os detalhes da vida deles ali. É tipo um documentário, só que em forma de livro. hahah interessante demais, pois foi a primeira vez que li um livro desse gênero.

.

.

.

Os outros livros que li mas não entraram nesta lista por não terem tido tanto impacto (ou porque eu ia ter que colocar tudo na lista de favoritos) são:

.

Telepatia e o Veículo Etérico - Alice A. Bailey (Fiquei cansada, não me lembro muito bem do conteúdo, mas não era tão legal quanto eu imaginava, talvez eu não tenha acreditado, não sei também).

.

Cinco Dias no Umbral - Osmar Barbosa (Foi uma leitura boa, mas não sei... talvez Violetas na Janela tenha me impactado mais, só que esse livro é importante pois explicou muita coisa que eu não sabia sobre estar no Umbral).

.

O Livro Secreto da Maçonaria - Lourivaldo Perez Baçan (Esperava algo fora do comum, mas não encontrei kkk).

.

300 Perguntas e Respostas da Maçonaria (Não sei porquê isso é um livro - acho que era um livro, tava na minha lista de lidos - e nem porquê eu li kkkkkk).

.

Passaporte para a Felicidade - Seicho Taniguchi (Recomendo a leitura de todos os livros da Seicho-No-Ie, só não coloquei na minha lista porque o conteúdo dos livros costuma falar sobre as mesmas coisas - mas eu leio mesmo assim).

.

Se Ligue em Você - Luiz Antonio Gasparetto (Recomendo, talvez ajude, tem insights muito legais, e insight é sempre bom hahah).

.

.

.

Leituras em andamento:

.

Desperte o Gigante Interior - Anthony Robbins (Estou demorando para ler porque tem mais de

600 páginas e ao longo do livro precisamos fazer listas e refletir hahah)

É um livro que busca extrair o potencial do nosso cérebro. Mas terminando falo mais sobre ele.

.

Força Para Vencer - Alex Dias Ribeiro (tem 240 páginas, estou terminando), é um compilado de histórias de superação de atletas de diversas modalidades, em especial, futebol, mas tem até de karate, todos integrantes do "Atletas de Cristo".