A Tradução da Bíblia por Testemunhas de Jeová...

As Testemunhas de Jeová não comemoram aniversários???

As Testemunhas de Jeová não comemoram aniversários porque acreditam que Deus considera essas celebrações como algo errado. É verdade que a Bíblia não contém nenhuma ordem direta que proíbe os aniversários, mas ela nos ajuda a raciocinar em aspectos desses eventos e a entender o que Deus pensa sobre eles. Considere quatro aspectos dos aniversários e os princípios bíblicos relacionados.

A origem dos aniversários é pagã. De acordo com a obra de referência Funk & Wagnalls Standard Dictionary of Folklore, Mythology, and Legend (Dicionário-Padrão de Folclore, Mitologia e Lendas, de Funk e Wagnalls), essa comemoração surgiu porque as pessoas acreditavam que, no dia do aniversário de alguém, “influências e espíritos maus tinham a oportunidade de prejudicar os aniversariantes” e que “a presença de amigos e os cumprimentos de ‘muitas felicidades’ ajudavam a proteger o aniversariante”. O livro The Lore of Birthdays (A Tradição dos Aniversários Natalícios) diz que, antigamente, o registro das datas de nascimento era “essencial para montar um horóscopo” baseado na “ciência mística da astrologia”. O livro também acrescenta que, “na crença popular, velas de aniversário têm o poder mágico de realizar desejos”.

No entanto, a Bíblia condena o uso de magia, adivinhação, espiritismo ou “coisas semelhantes a estas”. (Deuteronômio 18:14; Gálatas 5:19-21) Um dos motivos de Deus condenar a cidade antiga de Babilônia foi porque seus habitantes praticavam a astrologia, que é um tipo de adivinhação. (Isaías 47:11-15) As Testemunhas de Jeová não ficam investigando as origens de cada tradição; mas quando a Bíblia dá instruções claras, como essa sobre o espiritismo, nós as seguimos.

Os primeiros cristãos não comemoravam aniversários. A Enciclopédia Delta Universal diz que os primeiros cristãos “consideravam a comemoração do aniversário um costume pagão”. A Bíblia mostra que os apóstolos e outros que foram ensinados diretamente por Jesus estabeleceram um padrão que todos os cristãos devem seguir. — 2 Tessalonicenses 3:6.

A única coisa que a Bíblia diz que os cristãos têm a obrigação de comemorar não está relacionada a um nascimento, mas a uma morte: a de Jesus. (Lucas 22:17-20) Isso não deveria nos surpreender, porque a Bíblia diz que “o dia da morte é melhor do que o dia em que se nasce”. (Eclesiastes 7:1) No fim de sua vida na Terra, Jesus tinha feito um bom nome para com Deus e, por isso, o dia de sua morte foi mais importante do que o dia de seu nascimento. — Hebreus 1:4.

A Bíblia não diz que algum servo de Deus comemorou aniversário. Não se trata de uma simples omissão, porque ela menciona a comemoração de dois aniversários de pessoas que não serviam a Deus. Mas esses dois eventos são apresentados de uma forma negativa. — Gênesis 40:20-22; Marcos 6:21-29.