CARMA – 3ª LEI
            Continuando o estudo das 7 leis espirituais do sucesso segundo Deepak Chopra e divulgado em documentário da Netflix.
            A terceira lei espiritual do sucesso é a lei do carma. A palavra carma simplesmente significa ação. As ações têm sentido além do que vemos na superfície. Toda ação gera uma força de energia que volta para nós da mesma maneira. O que semeamos é o que colhemos. E quando elegemos ações que trazem felicidade e sucesso a outros, essa ação se torna parte de nós. No plano material, vemos como uma ação leva a uma reação. Um ataque a um contra-ataque. Mas o carma é mais evasivo no plano invisível. Todos os dias fazemos ações sutis que influenciam o que a vida nos dá. Numa partida de xadrez, onde os olhos apenas veem as peças, a mente está consciente de muito mais. Há planejamento e estratégia, um choque de vontades, uma distração psicológica, até humor e alegria. Todas são ações sutis que determinam o resultado do jogo. Um movimento de cada vez. Tudo o que acontece neste momento é o resultado de todas as escolhas que tomou mentalmente no passado. As escolhas que tomamos têm consequências que são evolutivas ou destrutivas. Digamos que, quando era jovem, você roubou um carro. E a consequência desta ação é que te pegaram e te mandaram para a Febem. Há muitas consequências diferentes para essa reação cármica. Pode se zangar com o mundo e se alinhar com outros criminosos. Então, decide que a única forma de vida é uma vida criminosa. Ou pode usar seu tempo na prisão para estudar leis... e decidir que quando sair será advogado. Peguei essa devolução cármica e a usei de uma nova forma. Ao pagar uma dívida cármica conscientemente, você pode fazer que a adversidade se torne uma experiência positiva. Nenhuma dívida no universo fica sem ser paga. Às vezes, uma experiência nossa que é muito negativa, acaba ser muito positiva mais na frente. Problemas no trabalho, você é demitido, acha que é o pior que pode te acontecer. Mas, depois, abre uma empresa própria, dá certo e desfruta de um jeito que nunca tinha imaginado. Muitas vezes, o carma funciona inconscientemente. Como reagimos quando as consequências são incertas e imprevisíveis? Podemos pensar: se essa companhia onde eu trabalhava não tivesse falido e não tivesse me obrigado a buscar outra oportunidade... eu jamais teria terminado no melhor trabalho da minha vida. Em vez de ficar maluco quando as coisas não derem certo, lembre que na verdade é uma bênção e que algum dia saberemos o porquê. Confiemos no impulso evolutivo que descreve a lei do carma. As leis espirituais do sucesso devem ser dominadas. A gente se alinha com a mecânica do universo, que é o mesmo que a mecânica da consciência. Como se mede a dominação? Com resultados positivos. Às vezes, as coisas que saem da dor terminam sendo a sua maior aprendizagem. Penso que as experiências mais difíceis da vida são as que dão o final mais lindo. Não é estranho escutar que alguém foi diagnosticado com câncer e que é uma experiência assustadora e estressante. Mas, a partir disso, e durante o processo, começam a fazer mudanças na sua vida. Começam a ser mais carinhosas com as pessoas da sua vida e, quando se lembram, dizem: “Se não tivesse sido pelo câncer, não teria feito essas grandes mudanças.” Portanto, o carma nos recorda que sempre podemos mudar as coisas. Dê um passo para trás e analise as escolhas que você toma.
            Fiz pequenas alterações no texto para introduzir as testemunhas no relato do autor, mas sem a perda do sentido do conteúdo do qual participo integralmente e fez consolidar ainda mais os meus paradigmas.