POTENCIAL PURO – 1ª LEI
            Deepak Chopra, desenvolveu o pensamento sobre sete leis que ele associou com sucesso. Vejamos o que ele quis dizer, como está colocado no documentário da Netflix.
            Como operam essas leis é um mistério tão profundo quanto o próprio espírito. Todo ser vivo nesta terra tem um coração. Cada coisa que eu sou você também é. E se olhar nos meus olhos verá que somos almas parecidas.
            Conseguir o sucesso na Natureza é algo regido pelas mesmas leis que regem toda a natureza. Quando entramos em harmonia com a natureza, criamos um vínculo entre nossos desejos e o poder de materializar esses desejos.
            Qualquer coisa que quisermos pode ser criada. O verdadeiro sucesso se mede pelo quão eficiente, sem esforço, aprendendo a co-criar com o universo. Começa ao dirigir a consciência a um desejo ou intenção que, depois, encontra o caminho da realização. Sob o que parece caos e incerteza, sempre há algo criativo.
            Os sábios orientais falam de separar-se do resultado de suas ações. Na sabedoria da incerteza, os propósitos ocultos seguem seu próprio curso. As sete leis espirituais do sucesso são a mecânica através da qual aquilo não manifesto se manifesta.
            A primeira lei é a lei do potencial puro. A lei da potencialidade pura diz que seu estado essencial, seu estado base, tem possibilidades infinitas. O potencial da oportunidade está em tudo. O labirinto é um símbolo antigo de integridade que combina o círculo, que é o universo, e o espiral, que é o caminho em direção a uma meta oculta. A primeira lei espiritual é a fonte de toda criação. O lugar onde o sonhador manifesta o seu sonho. Para ter o que quiser, quando quiser e com menos esforço, você tem que se encontrar na sabedoria da incerteza. A incerteza é a terra fértil da criatividade pura, e também da imaginação. A incerteza também significa entrar no desconhecido a cada momento da nossa existência. A incerteza é a terra fértil da criatividade pura, da liberdade e da evolução. Na incerteza, você encontrará a liberdade de criar o que quiser. O desconhecido é a base de toda possibilidade, sempre fresco, sempre novo, sempre aberto a criação de novas manifestações. Quando você sente incerteza, está aberto a uma grande quantidade de possibilidades. Você está no caminho correto. Entrar no labirinto representa a viagem a nosso centro, e sair outra vez ao mundo. Entrar na lei da potencialidade. Aqui não há objetos, não há espaço-tempo, não há energia, não há informação, mas há um potencial infinito para energia, informação, espaço-tempo e objetos. Se olhar a natureza como um todo, parece funcionar bem quanto à evolução em níveis superiores de consciência, e parece que a natureza manifesta suas intenções sem estresse nem esforços. Se não estiver conectado à obra silenciosa da natureza, qual é a alternativa? Trabalhar, lutar, esforço, frustração. As coisas que pensamos são necessárias para qualquer forma de sucesso. O que é o sucesso?  Em termos espirituais, o sucesso é a expansão da felicidade. É o progresso da vida através do desenvolvimento da sua própria visão. Os videntes Vedas sempre começavam na fonte. Definiam a fonte como potencial puro, o ponto da consciência silenciosa e imóvel, onde qualquer coisa é possível. Se damos a oportunidade a nossos instintos mais profundos, a mudança é possível, inclusive até a transformação. Muitas vezes o que vem da dor termina sendo nossa maior lição, são as coisas que mais dão beleza no final. Dado que a atual forma de abordar o sucesso é tão frustrante, talvez a sabedoria tenha mais a oferecer. Os sábios antigos descreveram a forma mais fácil de se vincular com o universo. E seu lema de guia é especialmente simples: aja conforma as leis da natureza. Uma forma é praticando todos os dias o silêncio e a meditação, desconectando-se do mundo e criando tempo para o seu silêncio, para apenas ser. Imagine atirar uma pedra numa lagoa parada e ver as ondas. Depois de um tempo, quando as ondas param, pode atirar outra pedra. Isso é exatamente o que fazer quando se entra em silêncio puro. A beleza de começar na fonte é que o poder está aí, junto com a inteligência e a habilidade da organização. Quando pode confiar nisso, a incerteza já não provoca medo e dúvidas. Na sabedoria da incerteza, descansa a liberdade de nosso passado, do conhecido, em nossa vontade de entrar no desconhecido, que de fato é o campo de todas as possibilidades, e entregamos a mente ao universo.
            Imagine que você é o presidente de uma corporação. Talvez você tenha muito dinheiro e poder. Sente a necessidade intensa de ter o controle. Necessita de aprovação e está influenciado por pessoas e acontecimentos. Suas necessidades se baseiam na insegurança. Você só tem poder por seu título, seu salário e cargo. Este poder durará enquanto tiver o título, o salário e o cargo. Mas se você pudesse ter um poder que nunca desaparecesse? O poder do seu interior. O poder do espírito. O sucesso depende do que você é, não do que você faz. A lei do potencial puro diz que você á a consciência em si, tanto como se manifesta no mundo material e como se encontra não manifesta no seu ser. Por isso o espírito se encontra na fonte de toda conquista na vida. A lei do potencial puro nos recorda que embora estejamos acostumados a pensamentos e comportamentos, sempre existe a possibilidade de fazer as coisas de outra maneira. Em cada semente plantada na terra fértil da potencialidade está a promessa de uma floresta. A energia invisível flui em direção à manifestação material. Ao tornarem-se conscientes destas sementes de manifestação, você se torna um gerador consciente da realidade. A natureza é um intercâmbio preciso de energia. Um processo que tem o seu próprio tempo, organização, precisão e beleza. Uma ida pode se desenvolver da mesma maneira.
            Muito coerente a narrativa, basta tentarmos introjetar dentro de nossa consciência e iniciar as ações cotidianas baseadas nesse conhecimento.