BÍBLIA REVISTA 10 – GÊNESIS (4)
            O SEGUNDO DIA – 6. E disse Deus: Haja um firmamento no meio das águas (refere-se a uma expansão entre as águas por assim dizer, chamada “atmosfera”), para que separe as águas das águas (a água das chuvas nas nuvens e a água na Terra).
            7. E fez Deus o firmamento (há uma diferença entre “fez” e “criou”: “fez” se refere a algo já criado, mas devolvido a uma existência útil), e separou as águas que estavam debaixo do firmamento (os oceanos, os rios, os mares, etc.) das águas que estavam sobre a expansão (água nas nuvens que cai sobre a Terra): e assim foi.
            8. E chamou Deus a expansão (a palavra tal como se usa aqui se refere a atmosfera ao redor da Terra). E foi a tarde e a manhã o segundo dia (um período de tempo de 24 horas)
             Toda essa argumentação está colocada como se a Terra fosse o centro da criação, por esse motivo, durante muito tempo, essa ideia prevalecia no meio cristão. Entra outra observação: se a Bíblia é realmente a palavra de Deus, é Deus quem está escrevendo através de um sensitivo, um profeta ou algo parecido, a linguagem deveria ser em primeira pessoa, e não em terceira. No texto está escrito: “E disse Deus...”, “E fez Deus...”, “E chamou Deus...”, é como se o escritor estivesse vendo ou intuindo os acontecimentos, portanto, é uma prova que o conteúdo escrito passa pela mente humana e consequentemente passa todos os interesses que esse humano possa ter. A narrativa que é desenvolvida está coerente com os conhecimentos do escritor, não tinha a mínima ideia do tempo necessário para a formação corpos celestes, da formação da vida. Como o pastor justifica em seus comentários: “um período de tempo de 24 horas”.
            Com esse raciocínio, posso também elaborar uma nova narrativa. Um povo que desenvolveu a ideia de um Deus único e que este tinha como propósito proteger este seu povo de qualquer obstáculo pela frente, mesmo que isso significasse a destruição de outros povos, com a alegação que glorificava outro ou outros deuses. Então esse povo especialmente protegido, começou a redigir o que entendiam pela formação do mundo, a partir do planeta que não sabiam, era apenas uma partícula de pó insignificante frente a dimensão do Universo em expansão.
            Sei que a minha narrativa ainda é muito simplória, devido a insuficiência de fatos e circunstâncias da verdade da existência, mesmo assim é muito mais ampla e completa do que essa argumentação simplista da criação do mundo existente na Bíblia. Esta, como é considerada a palavra de Deus, deveria ter sido escrita em primeira pessoa do singular: “Eu tenho dito...”, “Eu fiz...”, e “Chamei...”.
            Finalmente, compreendo a Bíblia não como a palavra de Deus, mas a interpretação que o povo judeu tinha sobre Deus e da sua proteção que eles imaginavam ter dEle.