Sem Fantasia - Chico Buarque

A música é um dueto, interpretada por um cantor, e uma cantora, narra um encontro amoroso em que são colocadas os pontos de vista do casal, de um lado o olhar feminino, como a mulher enxerga aquela situação, o autor tenta captar do ponto de vista dele como a mulher encara esse tipo de situação e da mesma forma o olhar masculino e sua trajetória para chegar ao encontro da amada.

A análise aqui é sobre a passagem do homem, sua visão relatando a sua trajetória do homem, em que narra todos as situações adversas que passou para chegar ao objetivo final. Tentarei extrair dos versos denotativos uma interpretação metafórica do contexto.

Vejamos o que diz esse trecho da música:

Ah, eu quero te dize

Que o instante de te ve

Custou tanto penar

Não vou me arrepende

Só vim te convence

Que eu vim pra não morre

De tanto te esperar

Eu quero te conta

Das chuvas que apanhei

Das noites que varei

No escuro a te busca

Eu quero te mostra

As marcas que ganhei

Nas lutas contra o rei

Nas discussões com Deus

E agora que cheguei

Eu quero a recompensa

Eu quero a prenda imensa

Dos carinhos teus.

Analisando nas entrelinhas é uma lição de determinação, a trajetória do homem até o objetivo final é uma verdadeira epopeia. Veja que o personagem quer que a amada saiba de todo o sacrifício, tudo que ele fez e passou para ir ao seu encontro: Noites em claras, chuvas, solidão, escuro, lutas e até mesmo discussão com Deus, ações heróicas e nobres de alguém que coloca o bom ideal como meta a ser alcançada.

Quantas vezes na vida nos esquecemos de olhar para o objetivo final, às vezes este objetivo é sonho que temos há muito tempo, um objeto de conquista, passamos muito tempo olhando mais para os obstáculos, para as dificuldades e acabamos desistindo no meio do caminho, as dificuldades acabam nos impedindo de enxergar o prazer de ter conquistado determinado objetivo, mas o personagem da música não, ele não fez isso, por isso ele é um cara que tem algo a nos dizer, ele não olhou para o escuro, não temeu lutar com o rei, ele discutiu com Deus, sacrificou o próprio bem estar para alcançar seu objetivo, e isso é algo nobre, é um ato heroico, um exemplo a ser seguido, ele usou todos os seus recursos, superou os obstáculos e no fim lá estava seu prêmio. A recompensa.

O_Interditado
Enviado por O_Interditado em 01/08/2018
Código do texto: T6406401
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.