BÍBLIA REVISTA 2 – PRÓLOGO DE JIMMY SWAGGART (1)
            Este é o Prólogo escrito por Jimmy Swaggart, autor da “Bíblia de Estudo do Expositor” para vermos a dimensão do seu pensamento ao realizar esse trabalho.
            A Bíblia de Estudo do Expositor é uma das mais singulares do seu tipo no mundo de hoje. Foi projetada com um só pensamento em mente, que é o de ajudar o estudante da Bíblia a entender a Palavra mais adequadamente. Para fazer isto, utilizamos alguns dos melhores eruditos do Hebraico e Grego, junto com os nossos sessenta anos de estudo bíblico pessoal.
            O propósito do autor é fazer com que a Bíblia seja melhor entendida, a Palavra melhor compreendida. Vamos imaginar um leitor totalmente desprovido de conteúdos prévios sobre a Bíblia, um extraterrestre. Acabou de chegar de um planeta fora do nosso sistema solar, uma personagem interessada em nos conhecer. Foi oferecido então a Bíblia para essa personagem ler. Ela começa a ler e percebe logo a origem da narrativa como sendo de um povo que se sente privilegiado por obedecer a uma figura abstrata, que não consegue ser percebida materialmente com os sentidos naturais, mas que possui poder sobre a natureza, que possui emoções muito parecidas com aquelas do povo que O cultua. Observa que esse povo começa a caminhar pela sua terra interagindo de forma negativa, destrutiva, com outros povos que encontra pelo caminho, povos que cultuam outros deuses, que formam outras culturas, que têm outros ideais. Então, aparece um autor que deseja que essas Palavras que estão na Bíblia sejam melhor compreendidas por povos que descendem daqueles que foram tão atacados dentro dessa narrativa... interessante!
            As duas palavras, “Expositor” e “Comentário” são muito similares em significado, entretanto, a palavra “Expositor” se refere a um enfoque mais clínico, que se refere ao fato de que demos poucos pensamentos pessoais com respeito ao Texto, mas fizemos todo o possível em analisar cada Escritura de acordo com seu significado. Desta maneira, acreditamos que estamos seguindo fielmente o que o Espirito Santo, o Qual é o Autor da Palavra de Deus deseja.
            Muito bem, então essas Palavras escritas na Bíblia foram feitas pelo próprio Deus através do Espírito Santo que intuiu algumas pessoas privilegiadas para escreverem o que foi escrito. Então, um Expositor que irá falar sobre a Bíblia deve retirar da mensagem que transmite qualquer conteúdo pessoal, deve seguir fielmente o que o Espírito Santo queria transmitir. Portanto, o meu trabalho aqui não se enquadra como Expositor, e mais como Comentarista, colocando sobre o texto fortes conteúdos pessoais.