CONFIGURAÇÕES DO MARAVILHOSO E DO FANTÁSTICO EM PONTE PARA TERABÍTIA: UMA VIAGEM PELO IMAGINÁRIO CONTEMPORÂNEO.

“Neste ponto da conversa, eu gostaria de poder relatar a vocês metade das coisas interessantes que Alice costumava dizer, quando começava com sua frase favorita: “Faz de conta””.

(Alice através do espelho – Lewis Carroll)

RESUMO

A literatura fantástica ou maravilhosa é importante para o mundo infantil, pois é o ponto de entrada da criança ao universo da leitura. Assim, a literatura, enquanto arte, possibilita uma recriação de realidades que subjazem na psique das crianças, dando ênfase àquilo que, até então, permanecia guardado em seus sonhos. Nesse sentido, é perceptível a importância e/ou os estudos desenvolvidos acerca deste gênero literário, e isso se dá porque as pesquisas nos campos da antropologia cultural, da teoria literária e, principalmente, da psicanálise contribuíram para o reconhecimento dos valores que permeiam as obras feitas para o público infantil, como sendo obras depositárias de informações e ricas em significado bem como em símbolos. O conto maravilhoso e/ou fantástico ganha forma e evidência neste século, estando cada vez mais presente nos lares, nas escolas e, obviamente, no imaginário infantil. Assim sendo, este trabalho monográfico tem como objetivo principal empreender uma leitura cultural desse tipo de gênero textual tendo como referência para nossas observações o livro infanto-juvenil Ponte para Terabítia, da escritora norte americana Katherine Paterson, no qual buscaremos perceber os elementos do fantástico e/ou maravilhoso nessa obra contemporânea e como a definição desse gênero se configura nesse livro que se tornou um bestseller na atualidade. Para tanto, nos apoiaremos em teóricos como Todorov (1975), Coelho (2008), Bettelheim (1980); Propp (2001), entre outros que tratam do tema em questão.