Mrs. Dalloway segundo Gabriela Silva

Fluxo de Consciência

Monólogo Interior

Solilóquio

"Viagem ao redor do meu quarto" (Xavier de Maistre) tem Fluxo de consciência.

Mrs.Dalloway se passa no entreguerras. Baseia-se nas memórias traumáticas e boas.

Expectativa é o que dispara o Fluxo de Consciência.

Momento frívolo (a festa) dispara questões existenciais, sociais, amor, casamento, sexo, realização, pobreza, riqueza, guerra, política, expectativa do PAÍS!

Frivolidade versus Possibilidade!

Peter é quem vê o que ocorre no mundo (ele q vê o Septimus), não é Clarissa. Pq ele saiu e viu o que há no mundo, Clarissa ficou na segurança do Richard.

Frivolidade versus profundidade.

Foco nos personagens vai montando Clarissa conforme o que eles pensam dela.

A festa é a ponta do iceberg da vida dela!

Monólogo interior

Monólogo interior é mais organizado e serve mas para os leitores do que para a personagem.

Fluxo de consciência entra "in media res", como na Eneida, Odisseia, Lusíadas, Ulisses.

Já monólogo interior é como todo o "Apanhador no campo de centeio": Holden parece estar o tempo todo se explicando para o leitor.

Solilóquio

Solilóquio é próprio do teatro: uma forma de apresentação dos sentimentos do personagem para o público, e é extenso.

Dicas:

Conto "Os Mortos" (The Dead) dos Dublinenses de James Joyce parece Mrs Dalloway - Filme com Angelica Houston - filme "As Horas" - conto A Mulher do Farmacêutico", de Anton Tchehov - filme "Uma Janela para o Amor" - Karnal sobre Hamlet.