HOMEM NU DEITADO NO CHÃO É ARTE?
Tenho recebido inúmeras manifestações de pessoas que são contra a exposição em museu público, de uma série de artífices, inclusive de homem nu, que ele e seus partidários, chamam de arte; e que foi amplamente divulgado nas redes de TV!
E o que é arte?
Para mim, arte é toda obra humana ligada às manifestações de ordem estética ou comunicativa. Essas obras variam entre vários modelos, tais como: arquitetura, desenho, escultura, pintura, escrita, música, dança, teatro e cinema, em suas variadas combinações, que obrigatoriamente TEM O dever ser concebidas pela faculdade da criatividade, com o intuito único de expressar emoções e ideias!
Agora falando do sujeito que deitou no chão, pelado, e ficou sendo observado por várias pessoas; inclusive uma criança do sexo feminino, que passou a mão algumas vezes nele, sob os olhares normais da própria mãe, e que o Brasil chama de ARTE contemporânea!
Onde está a criatividade nessa tal de arte contemporânea?
Um sujeito tira a roupa, fica pelado, deita no chão e uma criança passa a mão nele, e o Brasil aplaude, chamando isso de arte?
No mundo moderno, tudo quanto é lixo, costuma-se definir como arte; e o pior de tudo é ter que enxergar que, coisas dessa natureza, pode ser patrocinada com dinheiro público!
Sinceramente, não enxerguei pedofilia, porque não consegui enxergar abuso contra a criança, muito menos exploração! Apesar de ter enxergado a natureza medíocre da mãe que permitiu que a filha se expusesse daquela maneira, o maluco pelado, via de regra, não cometeu crime; mas a sua apresentação, com toda certeza é medíocre, idiota, inerte e não contribui em nada, para que alguém enxergue aquilo como proveitoso!
Para ser arte, necessita-se basicamente:
Manifestação de alguma habilidade especial, criação artificial de algo pelo ser humano; como uma peça de Shakespeare;
O desencadeamento de algum tipo de resposta no ser humano, como o senso de prazer ou beleza; como O Pensador de Rodin;
Apresentação de algum tipo de ordem, padrão ou harmonia, como o Balé Bolshoi;
Transmissão de um senso de novidade e INEDITISMO, como um livro de Paulo Coelho;
Expressão da realidade interior do criador, como o Homem Vitruviano de Da Vinci;
Comunicação de algo sob a forma de uma linguagem especial, como a Pietá, de Michelangelo;
Noção de valor e importância, como o Cravo bem Temperado, de Johann Sebastian Bach;
Excitação da imaginação e a fantasia, como as Majas, nua e vestida, de Francisco Goya;
Indução ou comunicação de uma experiência, como a Jangada de Pedra, de Saramago
Coisas que possuam reconhecidamente um sentido, como Tieta do Agreste, de grande Amado, o Jorge...
Coisas que deem uma resposta a um dado problema, como Americanizado, de Genival Lacerda!
Tudo isso pra mim é arte!
Num mundo onde os valores são e estão opostos à realidade natural da ética, burros, idiotas e golpistas, tentam nos confundir com a desfaçatez de que a porcaria que eles produzem, fazem parte da liberdade de expressão!
Não, não é não! Mil vezes não!
Pega a sua arte e vá para o raio que o parta, ou funde a sua galeria e se apresente nela, porque nos espaços públicos, bancados com o dinheiro do povo, faça-nos o favor de desaparecer!
Nessa mesma leva de apresentação de lixo nomeado de arte, uma série de imagens que expõem o que ele o chama de Jesus Cristo, de uma forma não muito usual! Em outro comentário, falarei sobre isso, sobre zombar da fé!