A RAZÃO FILOSÓFICA

Jornal Sem Fronteiras - Literatura

por Sandra Hasmann

Autor reescreve a história abordando temas polêmicos,

como a origem de Deus no imaginário dos homens, quem foi de fato

o autor da Doutrina Cristã e a origem da família judaica do medieval

Ciclo do Santo Graal, sendo fonte de pesquisa para seus leitores"

Às vezes parece que é preciso ser um PhD para abrir um livro de filosofia e você pensa, é melhor deixar as questões filosóficas para os filósofos da mesma forma que a ciência para os cientistas.

Frederico Rochaferreira entende que isso é trágico, para as nossas vidas e claro, para a filosofia. Em A Razão Filosófica ele tira dos filósofos o pensamento filosófico e o coloca no centro de nossa humanidade, como uma recompensa ao nosso mais profundo esforço para o entendimento.

Investigando as obras de alguns dos mais importantes pensadores de todos os tempos, ele nos guia através dos dilemas mais inquietantes da história e mostra o quão importante é examinar a natureza dos acontecimentos, mesmo aqueles solidamente estabelecidos pela tradição e que ora pairam como verdadeiros, ora duvidosos no imaginário dos homens.

Desafiar o leitor a pensar e repensar conceitos tidos como verdadeiros, duvidosos ou nebulosos; é a proposta do autor, que vai além dos limites da razão prática, amparado em sólidas referências, para dizer, por exemplo; que Deus foi uma criação dos homens para domesticar os próprios homens.

Escrito em linguagem acessível, o livro prende o leitor pela magia do diálogo, onde Alina, uma estudante de filosofia e o filósofo Lancio, constroem com perguntas e respostas, uma catedral de conhecimentos.

Estruturado em 06 capítulos ou 06 encontros filosofais ― o livro; A Razão Filosófica pode ser dividido em duas partes: Do capítulo 01 ao 05 um diálogo em que o autor aborda sob a ótica filosófica, uma variedade de temas que vai desde o conceito da pedagogia perfeita, aquela que forja as grandes nações, ao exame dos mitos, onde o leitor ficará sabendo que essas narrativas podem conter mais que fábulas, passando pela predeterminação de nossas ações e pela “teoria das representações”, onde o autor afirma que; “o homem faz o meio e o meio faz o homem, sempre o mesmo, em sua limitação ou em seu desenvolvimento”, razão que justifica a ausência de filósofos ou de grandes pensadores no Brasil.

No sexto Capítulo, o diálogo avança a uma narrativa histórica, onde o filósofo passa a discorrer sobre “segredos”, “enigmas” e mentiras históricas, como a origem da fábula de Cristo. Nessa viagem ao conhecimento, revelações surpreendentes surgem, como a do sofista judeu, fundador da Doutrina Cristã, que ficou à margem tanto do pensamento judaico quanto do pensamento cristão, esquecido e ignorado pela história e mais; a relação direta entre o último líder da revolta judaica contra Roma e as correntes subterrâneas que emergiram a partir da queda do reino judeu em 73 dC., em forma de heresias e avançaram pela idade média; como o Ciclo do Santo Graal, até a era moderna, como a maçonaria.

O leitor vai se surpreender ainda, ao saber que a traição de Judas a Cristo, na fábula cristã, historicamente, oculta a traição e o silêncio da Igreja ao fundador de fato, de sua Doutrina.

A Razão Filosófica. Uma inesquecível viagem ao conhecimento.

Sobre o autor:

FredericoRochaferreira nasceu em Teresópolis, Rio de Janeiro, em 05 de agosto/1955. Ainda muito jovem teve contato com as obras de Erich von Däniken e os clássicos gregos, que viriam a influenciar suas investigações históricas e filosóficas. Dentre seus escritos destacam-se as obras; "A Razão Filosófica“, um diálogo histórico filosófico onde o autor aborda questões éticas, morais e intelectuais, mas também temas polêmicos, como a origem de Deus no imaginário dos homens, o segredo do cristianismo e o enigma do Santo Graal. A “Ética dos Miseráveis” é uma Coletânea de reflexões e exames críticos sobre as ações antiéticas e imorais dos homens, em grande medida na sociedade brasileira e o diálogo filosófico, "Por que o Brasil não tem filósofos", que compõe a Antologia portuguesa "Eclética", das Edições Colibri, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Frederico Rochaferreira é cronista do Blasting News-Brasil e autor da Ed. Multifoco. Recebeu o Troféu Cora Coralina de Honra ao Mérito Literário, da Academia de Letras de Goiás, Medalha Fernando Pessoa de Honra ao Mérito e Troféu Melhores do Ano/2016-Literarte, Medalha de Honra ao Mérito e Comenda Barão de Ayuruoca, do Instituto Cultural Barão de Ayuruoca e Troféu Carlos Drumond de Andrade. É especialista em Reabilitação pelo Hospital Israelita Albert Einstein e membro da The Oxford Philosophical Society.

Título: A RAZÃO FILOSÓFICA

isbn: 9788579615047

idioma: Português

encadernação: Brochura

páginas: 380

ano de edição: 2016

edição: 1ª