ANALISE DO FILME ESCRITORES DA LIBERDADE

ANALISE DO FILME ESCRITORES DA LIBERDADE

Este filme é um bom exemplo da diferença benéfica que a Educação pode fazer na vida dos alunos independente do contexto histórico, politico, econômico e social no qual eles estão inserido.

No entanto o grande mérito esta na mediadora da relação entre os alunos e o conhecimento, a professora: Erin Gruwell, pelo menos inicialmente.

O filme é riquíssimo, e para os que estão envolvidos com o processo de ensino aprendizagem muito útil para alisar as variável utilizada na apropriação do conhecimento. Erin lecionou numa turma caótica em todos os sentidos, um grupo de alunos extremamente problemático e com um sistema educacional que não estava nem ai para eles e para seus problemas.

A professora identificou logo de imediato a maior ou uma das necessidades, de seus alunos era de natureza emocional. Juntamente com questões da comunidade. A violência ligada a muitos outros agravantes, ela viu que para eles era terrível se matarem fora da escola e depois ter que ficar juntos, o ódio e a desconfiança era muito mais forte, e isso aniquilava qualquer tentativa de ensino.

Então pode-se ver ali os problemas identificado por Levi Vigosttik e Henry Wallon, como também os ensinamentos de Paulo freire que alfabetizava e ensinava se utilizando do cotidiano do aluno dando assim significado e contextualização ao seu aprendizado.

Partiu do seu conhecimento de mundo, suas experiências e empirismo levando-os a uma escolarização e de qualidade. Pode-se dizer as técnicas de ensino da professora esta de acordo com a concepção de escola nova. Em termos psicológico a professora os trouxe a sensatez quando demostrou através de visita ao museu do holocausto a leitura do diário da judia e posteriormente com a sua visita e entrevista, não foram os únicos a sofrerem discriminação.

E como fechamento da resolução do problema de falta de significado e valores dos estudos aos alunos, ela sugeriu que escrevessem num diário tudo que eles sentiam ou passassem.

De fato é um exemplo de educação bem sucedida, que fica difícil de afirmar qual dos três elementos envolvido contribuiu com o sucesso da causa, pois o pontapé inicial foi a professora, mas ela tinha domínio de muitos conhecimentos e de como aplica-lo e por último o conhecedor o aluno cooperou. Então se pode concluir que atuando na engrenagem certa o processo educacional vai funcionar com eficiência e eficácia.