A POESIA

Quando um poeta faz uma poesia ele faz com as idéias daquele instante. Se fosse escrever em outra hora do dia talvez fizesse de uma outra forma. É a alma do poeta que está em cada poesia, em cada verso, em cada palavra, seus sentimentos predominam na escolha, na colocação de cada palavra, no sentido que ele quer dar àquela palavra.

Então, temos que ter o cuidado ao analisar um texto poético, porque quem está analisando não consegue captar por inteiro o pensamento e os sentimentos do poeta na hora que ele escreveu aquela poesia, pois o poeta tem a liberdade de suprimir letras da palavra para conseguir a métrica, usar uma metáfora, à sua escolha, para determinada palavra. Não se deve usar uma análise morfológica ou sintática, no rigor da regra, nas poesias e nos poemas.

Se a poesia é curta ou longa, o seu gênero é o autor quem escolhe ou determina, não quem está analisando. A poesia é como uma receita que cada autor escolhe, mais salgada, mais apimentada, com diversos temperos, a seu gosto, não ao gosto do analista.

Para se ler uma poesia ou um poema tem que se preparar para que possa captar o máximo do que o autor estava sentindo e pensando naquele preciso instante e, escolher um lugar calmo e silencioso para saborear cada verso, cada palavra, degustá-los como se fosse um precioso licor, ou um envelhecido vinho.

A poesia tem paladar e sabor. Saboreemos e degustemos com voracidade.

Miguel Toledo
Enviado por Miguel Toledo em 16/07/2016
Código do texto: T5699356
Classificação de conteúdo: seguro