Românticos- Vander Lee.
Hoje farei diferente , resolvi falar do compositor "Vander Lee" ( mineiro), que muitos conhecem, cantor e músico afinadíssimo, e que canta as suas próprias canções, um nome e tanto da nova MPB, recomendo. Excelente !
Escolhi uma das suas músicas que mais gosto, se chama "Românticos", e que as vezes a toco ao violão, saboreando as palavras e os acordes que a acompanham.
"Românticos são poucos
Românticos são loucos, desvairados
Que querem ser o outro
Que pensam que o outro é o paraíso
Românticos são limpos
Românticos são lindos e pirados
Que choram com baladas
Que amam sem vergonha e sem juízo
São tipos populares
Que vivem pelos bares
E mesmo certos vão pedir perdão
E passam a noite em claro
Conhecem o gosto raro
De amar sem medo de outra desilusão
"Românticos" é uma espécie em extinção
Românticos são loucos
Românticos são poucos
Como eu...como eu ! "
Não sou um romântico ,pelo menos não como estes tipos que o "Vander Lee" menciona , e com tanta simplicidade, coisas de barzinho, da boêmia,meio "Noel Rosa", da velha "Vila Isabel", mas confesso que gosto disso tudo, da noite, do bate papo sem relógios, ou melhor, sem ponteiros, mas como tenho responsabilidades , não me deixo avançar.
Nunca gostei daqueles "falsos" românticos que mandam entregar mil buquês de rosas para a amada, ou faz chover pétalas no jardim , mensagem cantadas ao som do violino, e pouco depois jogam seus sentimentos fora , e vão fazer suas maluquices em outros terrenos, iludindo e tornando a vida fútil.
Sou romântico ao meu jeito, de tirar para dançar, de fazer rir, tornar a noite agradável, saber falar e ouvir, cantar, tomar um drinque, fazer um elogio sincero, mesmo que seja só depois do drinque para destravar a língua, daqueles que se permitem momentos românticos.
Me lembro de um senhor , já de "certa idade" ,em uma churrascaria, que lá pelas tantas, depois de alguns tragos, quis ir até o palco, e ao teclado , cantar o "Parabéns" para a sua amada, que se chamava Heloísa, nunca esqueço , então o músico da casa o deixou à vontade, e ele tocou e cantou lentamente , mas coloquem lento nisso, o que ficou muito engraçado, fora do tom e meio desafinado, mas ele só tinha olhos para Heloísa, que envaidecida na mesa,se perdia de amores, e o que a princípio parecia ridículo foi se transformando, e ao final todos aplaudimos o casal, com o maior carinho e respeito, foi bonito.
Como sou muito brincalhão, às vezes fico imitando aquele homem cantando , e olhe que se passaram mais de dez anos..." Parabéns pra você, Heloísa...nesta data, "Querida ", Heloísa...muitas felicidades...Heloísa...", bem desse jeito, sempre colocando o nome da sua querida em cada frase.
Esse é o verdadeiro romântico da música ! Eu sou mais ou menos ao estilo do "Neil Diamond", que em recente entrevista a "Oprah", disse que apesar de compor canções românticas, e receber inúmeras mensagens de agradecimentos dos fãs, que namoraram e se casaram ao som das suas canções, na sua vida pessoal tinha dificuldades em falar dos sentimentos.