Demian - Herman Hesse

Para os adultos, lê-lo é a sensação de perda e atraso; para os jovens, a perfeita intervenção. Um livro para ser servido na adolescência quando, na confusão típica da idade, se quer ardentemente, e como resposta ao embaraço, fazer parte da multidão. Mas o que urge nessa fase é a necessidade do encontro e aceitação do intrínseco desejo, do sonho mais individual e característico. Demian é sobre esse encontro e aceitação.

“Queria apenas tentar viver aquilo que brotava espontaneamente de mim. Por que isso me era tão difícil?”

Com o tempo, e inadvertidamente, construímos escapatórias e fugas sem ter a consciência dos motivos elementares dessa covardia. Nunca paramos para notar como os nossos medos poderiam ser desconstruídos num simples momento de reflexão.

“Quando temos medo a alguém é porque demos a esse alguém algum poder sobre nós.”

Quantos são os reis que criamos? A quantas ditaduras nos submetemos calados, quase satisfeitos com a tortura? É com dificuldades enormes que percebemos que os poderes não são naturais, que os medos e toda a covardia não estão entranhados em nós e que podem ser removidos. É dificultoso aprender, mas com Demian aprendemos.

Por quanto tempo negamos o destino! A negação do destino de nascermos em nós mesmos e somente para nós. Com que determinação evitamos, e até mesmo sem perceber o esforço, provar a fundamental e criadora solidão,

“quando tudo o que chegamos a amar quer abandonar-nos e sentimos de repente em nós a solidão e o frio mortal dos espaços infinitos.”

Amaciados, acostumados, viciados numa ilusória sensação de tranquilidade e aceitamento, nos privamos da construtiva reclusão perante a turba e sua massacrante sede por padronização.

Você, o bom aluno, o dedicado funcionário, o amigo que se enche de culpas e responsabilidades. Você, da existência pesada e que deseja profunda pureza moral. Você, que não é católico, talvez nem cristão, e ainda assim é refém de um maniqueísmo anacrônico. Você, que sufoca desejos, dilacera possibilidades, descultiva caminhos, que se afasta irracionalmente de tudo o que é o 'mal'. Mas e quantas respostas se perderam no 'mal' não experimentado?

“Não faço a menor objeção a que se adore esse Deus Jeová. Mas creio que devemos adorar e santificar o mundo inteiro em sua plenitude total e não apenas essa metade oficial, artificialmente dissociada. Portanto, ao lado do culto de Deus devíamos celebrar o culto do Demônio. Isto seria o certo. Ou mesmo criar um deus que integrasse em si também o demônio e diante do qual não tivéssemos que cerrar os olhos para não ver as coisas mais naturais do mundo.”

Demian provoca: quem sabe dessa totalidade que não teme o mal, mas o compreende como parte de um todo real, quem sabe dessa totalidade venha o nosso destino em nós e somente para nós.

“Para um homem consciente só havia um dever: procurar-se a si mesmo, afirmar-se em si mesmo e seguir sempre adiante o seu próprio caminho, sem se preocupar com o fim a que possa conduzi-lo.”

Essa aceitação resignada duma busca eterna talvez uma vertente filosófica nos demonstre, talvez uma religião, talvez um misticismo doutros tempos. Mas é preciso manter a violência explícita dessa busca, a elevação do ato solitário em erguer-se a favor do próprio destino e não a favor da massa disforme, pois aquele que assim procede

“já não tem semelhantes e se ergue solitário sobre a terra, tendo a seu lado somente os gélidos espaços infinitos.”

Demian é um convite à dúvida, mas também um convite a entrarmos em nós mesmos. É um elogio à separação dos outros e ao encontro de si. É a legitimação da destruição que precede a criação, mesmo que aos moralistas possa soar ofensivo. É o caminho difícil, mas libertário, de entrar em nascimento.

“A ave sai do ovo. O ovo é o mundo. Quem quiser nascer tem que destruir um mundo. A ave voa para Deus. E o deus se chama Abraxas.”