Resumo analítico do artigo:Creches Realidades e necessidades em um mundo contemporâneo.

OBS:Formatação simples não foi possível colocar na norma da ABNT.

O presente artigo trata sobre as realidades das creches ,as dificuldades percebidas e aponta um pouco da história da caminhada das instituições até os dias de hoje, e sobre a dicotomia, que ainda persiste do educar e cuidar , e ainda relata sobre alguns paradigmas dessa instituição. Então, se é relembrado de início, um pouco da história das creches,colocando referências de pesquisadores e teóricos como (Haddad,1993;Rizzo,2000; Sanches,2003) que afirmam que as creches surgiram durante o século XIX ,nos países norte americanos e europeus , e no inicio do século XX no Brasil , acompanhando a estruturação do capitalismo ,e a urbanização e a necessidade de força de trabalho . Se é exposto no mesmo artigo Rizzo(2000), a finalidade dessa instituição, que antes era de recolhimento de crianças pobres da rua, a fim de esconder da sociedade a existente miséria.Então,nesse período o objetivo das creches era ser “ provedora de um ambiente sadio ”em que as crianças recebiam cuidados assistências , as creches eram filantrópicas , viviam de doações e trabalho de voluntários sem qualquer qualificação para lidar com crianças , eles tinham na época um pensamento bastante dominante de que “qualquer coisa servia para quem já era desvalido ‘’.Desvelando , assim , que estas instituições se caracterizava pela precariedade e insuficiência de recursos e má qualidade do atendimento, mão de obra despreparada,e pela ausência de uma legislação que a integrasse como instituição educativa . Ainda esclarece que mesmo , após a LDB ,o modelo que visava o assistencialismo e a guarda das crianças permanece atualmente em muitas instituições . Anota também que a LDB 9394/96,fixou u prazo para que as creches venham a ser integradas ao sistema de ensino . Colocou ainda, a mudança do conceito de creche e sua função .Dentro desta perspectiva, a função não é mais de “guardar as crianças” e ,sim uma função mais ampla que envolve cuidados e educação como intrínsecos e necessários .As creches já não são mais “exclusivas” para as crianças pobres, mas sim direito de toda criança , pois, passou a ser educativa e formadora ,onde o cuidado e a educação são indissociáveis ,porém ainda falta condições de amparar uma grande quantidade de crianças , devido a diversos fatores, como a falta de espaço físico , alimentação e etc .Rizzo (2000,p.80) fala da necessidade da união entre cuidado e educação de qualidade e ressalta a necessidade de atividades pedagógicas ricas e diversificadas , bem como cuidados que toda criança requer . Todavia as mudanças na lei e conceitos sobre as creches ,não garante a mudança dos profissionais ligados as creches , que ainda a veem como somente assistencialista e tem deixado o “educar” de lado e se preocupado somente com a função de cuidar .Portanto ,também se enfatiza que por meio da capacitação de seus profissionais se tenha melhores condições para atender as crianças e estimulá-las , onde cada faixa etária com suas especificidades e necessidades sejam atendidas , salientando ,que os profissionais realmente devem conhecer as características de suas crianças.E que os estimulem e ensinem a conviver em ambiente que tenha como princípios , a igualdade , o respeito, a justiça e a dignidade.Logo se é necessário evidenciar a necessidade de uma ampliação da visão da educação , como forma de humanização , onde não existam dicotomias nas ações , e sim , um processo único e intenso de desenvolvimento . E finaliza que se é preciso pensar e investir no profissional que lá esta , para que haja ressignificação, por meio da experiência dialogada e transformada , e que também se possa oferecer uma educação de qualidade , com melhores condições de trabalho e salários condignos .

PALAVRA CHAVE: creche; criança , cuidar ,educar .

Debora Nascimento
Enviado por Debora Nascimento em 05/08/2015
Reeditado em 08/08/2015
Código do texto: T5335731
Classificação de conteúdo: seguro