Hai!

Por mais que anos se passem, uma coisa que acho que jamais haverá de mudar é a atração do Ocidente pelo Japão.

E não é para menos: este país, isolado das grandes potências ocidentais por tanto tempo, e que sempre parece estar na vanguarda de todas as coisas, possui uma história e cultura interessantíssimas, aparentando deveras peculiares aos nossos olhos. Isto, naturalmente, levou vários artistas ocidentais a quererem emular a estética japonesa em suas obras, com maior ou menor grau de sucesso e descambando ou não rumo a estereótipos e chavões – coisa esta que deixa-me deveras irritado.

Poucos foram aqueles que conseguiram alcançar uma síntese Ocidente/Oriente palatável, e apenas um trabalho é o acmé desta síntese: “Hai!”, um álbum de 2003 da banda britânica The Creatures.

Vale ressaltar que o The Creatures foi um projeto paralelo liderado por Siouxsie Sioux – a diva gótica par excellence, vocalista do Siouxsie and the Banshees, banda que dispensa palavras. Assim sendo, como ficaria uma interpretação da cultura e música do Japão idealizada por tamanha mente?

A resposta: um dos trabalhos mais intrigantes que já tive o prazer de ouvir.

Fortemente embasado em instrumentos de percussão, contrastando com os vocais esparsos de Siouxsie, “Hai!” é um álbum que, do início ao fim, transporta o ouvinte a um Japão místico e enigmático, que veda seus pormenores a olhos profanos e faz a imaginação voar solta. Muito infelizmente este foi o último álbum do The Creatures antes de seu término, mas conseguiram encerrar sua carreira com chave de ouro lançando ao mundo um trabalho tão fascinante ao qual todos devem dizer “Sim!”.

(São Carlos, 30 de outubro de 2021)

Galaktion Eshmakishvili
Enviado por Galaktion Eshmakishvili em 11/08/2013
Reeditado em 30/10/2021
Código do texto: T4430058
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.