Capitães da areia e uma visão da sociedade

Resumo da obra “Capitães da areia”

(Jorge Amado)

Fazermos um resumo da obra “Capitães da areia” requer de nós apelarmos aos comentários que todos já ouvimos e ainda, com a situação econômica e politica, de nosso pais iremos escutar por vários anos, já que a obra toca em pontos sociais ocorridos na década de trinta e não raro esses problemas ainda incorrem nas vistas da sociedade contemporânea. A obra Capitães da areia revela um quadro que nosso país, mas não somente nosso país, mas também como outros vários, vem sofrendo há décadas quem sabe séculos a mercê de um sistema social que firma na perversidade das autoridades envolvidas e que nada fazem para mudar essa situação.

“Sob a lua, num velho trapiche abandonado, as crianças dormem” (AMADO,

1982, p. 25).

Sobre a citação acima podemos entender que as crianças da época procuravam refúgio nas ruas, pois devido a problemas familiares procuravam a liberdade fora de casa. Notamos também à medida em que vamos lendo a obra que presavam, acima de tudo o companheirismo do grupo, apesar desse companheirismo ser fruto dos prazeres proibidos que gozavam, usamos o verbo gozar no passado, pois nos referimos aos personagens da obra não que os fatos ocorridos deixaram de acontecer, porque furtavam para sobreviver. Aos olhares de uma sociedade que esta sempre a jugar uma classe social menos favorecida, acabam sendo prejudicados, no sentido de formação daqueles que queriam ser considerados cidadãos.

Podemos perceber, apesar da obra retomar fatos ocorridos na década de trinta, que esses problemas vão muito além de datas, mas sim que problemas do tipo são constantes e pior do que isso é que são problemas que estão penetrados na humanidade, pois sempre se estruturam no egoísmo e na ambição. Importante falarmos que a literatura cumpre ai seu papel e oficio nos fazendo refletir o contexto histórico-social.

A obra Capitães da areia reproduz a vida de meninos de rua, menores abandonados versus a sociedade da década de trinta e podemos considerar a sociedade contemporânea. Em resumo o texto todo diz sobre a vida dos meninos que liderados por Pedro bala vagavam por salvador com independência de quem conhece tudo e todos. Essas crianças condenadas pela miséria viviam do furto, assim como se

observa, pois, atualmente, a situação crítica do país remete a uma realidade

marcada por inúmeras injustiças sociais, fazendo com que cidadãos brasileiros

comportem-se como mendigos. Em suma a obra traz um retrato da sociedade em termos gerais de data, política, humanidade.

Referência

AMADO, Jorge, Capitães da areia, Rio de janeiro: Record, 2004

di gonçalves
Enviado por di gonçalves em 16/09/2011
Código do texto: T3222842
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.