COPA 2014 E MORDIDURA - ANÁLISE E OBJETIVOS DOMINICONTO
LANCE
COPA 2014
BOLA
OMBRO
Suárez
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2014/06/suarez-morde-chiellini-italiano-se-revolta-com-arbitro-veja-foto.html
___________________________
Mundial 2006
PROVOCAÇÕES
Materazzi
CABEÇADA
Zidaneou-se
http://www.dn.pt/desporto/interior.aspx?content_id=1508000
_____________
O que é aldravia?
Trata-se de um poema sintético, capaz de inverter ideias correntes de que a poesia está num beco sem saída. Essa forma nova demonstra uma via de saída para a poesia – aldravia. O Poema é constituído numa linométrica de até 06 (seis) palavras-verso. Esse limite de 06 palavras se dá de forma aleatória, porém preocupada com a produção de um poema que condense significação com um mínimo de palavras, conforme o espírito poundiano de poesia, sem que isso signifique extremo esforço para sua elaboração. Abaixo, aldravias de seus criadores:
aldravias
buscam
continentes
em
longínquas
porções
Andreia Donadon Leal
aldravia
meu
verso
universo
em
poesia
Gabriel Bicalho
morangos
passeiam
sob
blusa
de
algodão
J. B. Donadon-Leal
trovões
riscam
céu:
chuva
de
palavrões
JS Ferreira
FONTE: Federação das Academias de Letras e Cultura de Minas Gerais publica aldravias em seu Blog EM
http://www.jornalaldrava.com.br/pag_aldravias.htm"
___________________________________________
O que SE poderá aprender com O MINICONTO:
Ler e interpretar minicontos
Reconhecer a estrutura narrativa que ancora os minocontos
Identificar marcas de intertextualidade nos minicontos
Compreender o papel da intertextualidade em minicontos
Produzir minicontos, utilizando o recurso da intertextualidade
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1 - Conversa Inicial - Apresentação do livro Os cem menores contos brasileiros do século, organizado por Marcelino Freire
O professor pode iniciar o trabalho discutindo o título do livro com os alunos, após escrevê-lo no quadro e, se possível, mostrar um exemplar a eles. É interessante que o professor leve os alunos a perceberem a brincadeira intertextual feita com o título de outro livro: Os cem melhores contos brasileiros do século, organizado por Italo Moriconi, aproveitando para relembrar o conceito de intertextualidade:
"(...) a intertextualidade ocorre quando, em um texto, está inserido outro texto (intertexto) anteriormente produzido, que faz parte da memória social de uma coletividade. (...) a intertextualidade é o elemento constituinte e constitutivo do processo de escrita/leitura e compreende as diversas maneiras pelas quais a produção/recepção de um dado texto depende de conhecimentos de outros textos por parte dos interlocutores, ou seja, dos diversos tipos de relações que um texto mantém com outros textos." (KOCH & ELIAS, Ler e compreender os sentidos do texto, p.86)
A questão do tamanho do conto deve vir à tona e o professor pode aproveitar para apresentar as regras impostas pelo organizador do livro - minicontos de até 50 letras, sem contar título - bem como levantar o que os alunos entendem sobre concisão.
A conversa também deve levantar com os alunos as expectativas narrativas que se tem em torno de um tipo de texto chamado de miniconto, explorando as ideias que eles já têm a respeito e aproveitando para relembrar a estrutura esperada - Situação Inicial, Complicação, Clímax, Desfecho.
Atividade 2 - Leitura de alguns minicontos do livro
créditos do texto acima:
Autor e Coautor(es)
Autor: Elza de Sá Nogueira
imagem do usuário
JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora
Coautor(es): Begma Tavares Barbosa
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=30525
_________________________