COPA 2014 E MORDIDURA - ANÁLISE E OBJETIVOS DOMINICONTO

LANCE

COPA 2014

BOLA

OMBRO

Suárez

http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2014/06/suarez-morde-chiellini-italiano-se-revolta-com-arbitro-veja-foto.html

___________________________

Mundial 2006

PROVOCAÇÕES

Materazzi

CABEÇADA

Zidaneou-se

http://www.dn.pt/desporto/interior.aspx?content_id=1508000

_____________

O que é aldravia?

Trata-se de um poema sintético, capaz de inverter ideias correntes de que a poesia está num beco sem saída. Essa forma nova demonstra uma via de saída para a poesia – aldravia. O Poema é constituído numa linométrica de até 06 (seis) palavras-verso. Esse limite de 06 palavras se dá de forma aleatória, porém preocupada com a produção de um poema que condense significação com um mínimo de palavras, conforme o espírito poundiano de poesia, sem que isso signifique extremo esforço para sua elaboração. Abaixo, aldravias de seus criadores:

aldravias

buscam

continentes

em

longínquas

porções

Andreia Donadon Leal

aldravia

meu

verso

universo

em

poesia

Gabriel Bicalho

morangos

passeiam

sob

blusa

de

algodão

J. B. Donadon-Leal

trovões

riscam

céu:

chuva

de

palavrões

JS Ferreira

FONTE: Federação das Academias de Letras e Cultura de Minas Gerais publica aldravias em seu Blog EM

http://www.jornalaldrava.com.br/pag_aldravias.htm"

___________________________________________

O que SE poderá aprender com O MINICONTO:

Ler e interpretar minicontos

Reconhecer a estrutura narrativa que ancora os minocontos

Identificar marcas de intertextualidade nos minicontos

Compreender o papel da intertextualidade em minicontos

Produzir minicontos, utilizando o recurso da intertextualidade

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - Conversa Inicial - Apresentação do livro Os cem menores contos brasileiros do século, organizado por Marcelino Freire

O professor pode iniciar o trabalho discutindo o título do livro com os alunos, após escrevê-lo no quadro e, se possível, mostrar um exemplar a eles. É interessante que o professor leve os alunos a perceberem a brincadeira intertextual feita com o título de outro livro: Os cem melhores contos brasileiros do século, organizado por Italo Moriconi, aproveitando para relembrar o conceito de intertextualidade:

"(...) a intertextualidade ocorre quando, em um texto, está inserido outro texto (intertexto) anteriormente produzido, que faz parte da memória social de uma coletividade. (...) a intertextualidade é o elemento constituinte e constitutivo do processo de escrita/leitura e compreende as diversas maneiras pelas quais a produção/recepção de um dado texto depende de conhecimentos de outros textos por parte dos interlocutores, ou seja, dos diversos tipos de relações que um texto mantém com outros textos." (KOCH & ELIAS, Ler e compreender os sentidos do texto, p.86)

A questão do tamanho do conto deve vir à tona e o professor pode aproveitar para apresentar as regras impostas pelo organizador do livro - minicontos de até 50 letras, sem contar título - bem como levantar o que os alunos entendem sobre concisão.

A conversa também deve levantar com os alunos as expectativas narrativas que se tem em torno de um tipo de texto chamado de miniconto, explorando as ideias que eles já têm a respeito e aproveitando para relembrar a estrutura esperada - Situação Inicial, Complicação, Clímax, Desfecho.

Atividade 2 - Leitura de alguns minicontos do livro

créditos do texto acima:

Autor e Coautor(es)

Autor: Elza de Sá Nogueira

imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Coautor(es): Begma Tavares Barbosa

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=30525

_________________________

J B Pereira e J B Pereira e http://www.jornalaldrava.com.br/pag_aldravias.htm
Enviado por J B Pereira em 01/07/2014
Reeditado em 01/07/2014
Código do texto: T4866016
Classificação de conteúdo: seguro