ALDRAVIAS A XIA - 28: Camões

Camões, Ou, Que ... seus?

aquele Xia diria ... utilizado!

galego em hoje ... naufragado!

quase despedida Camões ... negado!

sórdido, também, dos ... desgaleguizado!

despede-se... despe-se... lusófonos? ... cegado!!

Xía, foi desabafo que com certeza não entendes: os animados não racionais não vos conduzis como os racionais, como os "logikoì", que dizia o Aristóteles físico, metafísico e mestre de Alexandre o Grande. Mas acontece que por vezes as pessoas racionais e contingentes imaginam. A imaginação que provocou esta ALDRAVIA foi estoutra da Isabel:

Despedida de Camões

Psst, pssssst! Sr. Couto, acorde! Não tenho todo o dia! Lamento esta fugida matinal, esta despedida assim, sem formalidade nem cerimónias, mas prefiro ir embora antes de que o resto do mundo dê por mim. Ou seja, vou embora. Nada consigo. Sei que você me entende. O senhor fica bem, tem reconhecimento, prémio e diploma. Espero que não se importe, só quero um pouco de tranquilidade. Tantos anos, mas tantos anos! Não faz ideia, daqui pra ali, dali pra aqui, uma vez no Brasil, outra em Portugal, e volta no Brasil, quase nunca na África e nunca, mas nunca-nunca na minha casa. Estou farto, acabou-se, de hoje não passa.

Tenho saudade. Tanta, tanta saudade! Não faz ideia! Uma saudade acumulada por séculos, desde que os defuntos avós abandonaram o Norte e se acomodaram no Sul. Não me olhe assim, Sr. Couto, nem que fosse eu um fantasma. Aqui onde me vê saio nas capas dos livros oficiais e bem sabe quanto significo em valor monetário. Antes era diferente, quando navegava os mares bravios e desfrutava com as batalhas e era doado perder um olho ou dar com os ossos na gaiola.

[...]

http://aviagemdosargonautas.net/2013/05/30/da-galiza-mensagem-despedida-de-camoes-por-isabel-rei/comment-page-1/#comment-33286