Política e Flatulências
Política e coisas afins
Passadas as eleições, ficamos livres um pouco de tantas hipocrisias e cenas de agressividades entre candidatos, em especial na capital do maior Estado brasileiro em número de eleitores que é São Paulo, achei que poderia dar continuidade, de certa forma, nos assuntos correlatos...
Esses dias atrás, acho que foi em Belém do Pará, algum usuário de um ônibus urbano emitiu uma flatulência insuportável, a ponto de que o coletivo precisasse estacionar e retirar todas as pessoas, entre as quais algumas passando efetivamente mal, para que pudessem respirar um ar certamente melhor, em meio a tanta poluição... Depois veio uma versão de que o que efetivamente ocorreu foi que soltaram gás de pimenta entre os passageiros do BRT. Mas, fato é que chamou a atençao.
Aí, lembrando-me de análises gáscromatográficas, em especial o Hexafluoreto de Enxofre (SF6), que eram realizados na produção de disjuntores de alta tensão de uma empresa que eu trabalhei, me ocorreu de pesquisar se existe algum parâmetro ou escala para medir o grau do fedor das flatulências?
A resposta, após pesquisas, é positiva.
Sim, existem algumas maneiras de medir a intensidade ou o cheiro dos gases, incluindo escalas e métodos científicos. Embora não exista uma escala popularizada e amplamente aceita para o odor de flatulências especificamente, algumas abordagens incluem:
Escala de odor de Michael Levitt: O gastroenterologista Dr. Michael Levitt desenvolveu uma forma de análise dos componentes dos gases intestinais, incluindo sulfeto de hidrogênio (H₂S), metilmercaptano e dimetil sulfeto — compostos que influenciam o mau cheiro. Ele não criou uma "escala de fedor" per se, mas seus estudos ajudaram a entender que quanto maior a concentração desses compostos, pior o cheiro.
Escalas subjetivas de odor: Em alguns estudos de gases, os participantes ou pesquisadores podem usar escalas subjetivas (ex.: de 1 a 10) para classificar o cheiro, mas isso é mais informal e não padronizado cientificamente.
Análise química: Métodos laboratoriais medem a concentração de compostos sulfurados e outras moléculas odoríferas para determinar o "grau de fedor" de uma amostra de gás. Este é um método mais objetivo e fornece uma análise exata dos compostos responsáveis pelo cheiro.
"Sniff Test" (Testes com cheiros): Em algumas pesquisas, pessoas são convidadas a cheirar amostras para avaliar o cheiro, embora isso seja menos comum hoje em dia devido a métodos mais tecnológicos.
Para medir o odor de gases especificamente, seria necessário um aparato que quantificasse a presença dos compostos sulfurados e outros elementos voláteis, o que é usado mais comumente em pesquisas científicas do que no dia a dia.
No Canada Science and Technology Museum , em Ottawa, teve ou tem uma exposição sobre feses e outras coisas escatológicas.
Lá foram até disponibilizadas umas cabines que é pra você soltar sua flatulência e a máquina analisava.
Pois é, lá no Canada Science and Technology Museum, em Ottawa, teve essa exposição interativa chamada "Grossology" (algo como "Nojologia"), que explora temas do corpo humano de maneira divertida e educativa, incluindo o funcionamento do sistema digestivo, odores e flatulências.
A exposição aborda a ciência por trás de coisas que as pessoas geralmente acham nojentas — incluindo a produção de gases intestinais. Em uma das seções, é possível encontrar cabines onde os visitantes podem experimentar simulações interativas sobre cheiros e sons do corpo humano, e em algumas versões da exposição, havia mesmo máquinas para analisar ou recriar os cheiros de flatulências.
O Canada Science and Technology Museum já renovou suas exposições ao longo dos anos, então a disponibilidade dessas atividades interativas específicas pode variar.
Bom, com toda e devida vênia aos políticos, e minhas desculpas aos amigos que perderam tempo com isso aqui, considero que minha curiosidade à respeito do tema ora desenvolvido, talvez tenha sido suficientemente esclarecedora. Ao menos não poderão aventar a hipótese de que agora eu não entenda de política (M.) nenhuma...