Sobre verdadeiros e falsos amigos

"Prefira um amigo verdadeiramente falso a um amigo falsamente verdadeiro."

— O amigo falsamente verdadeiro é o próprio lobo em pele de cordeiro; cedo ou tarde, vai trair e prejudicar, nele nunca se deve confiar. Evite-o e afaste-se dele o quanto for possível.

— O amigo verdadeiramente falso é um notório parasita simbiótico. Evite-o quando possível, mas ao menos reconheça o valor de suas honestas atitudes interesseiras, pois, se há mutualismo nessa relação, enquanto suga algo de você, ele realiza alguma tarefa útil para seu bem-estar; e você ainda sabe o que de fato está acontecendo.

# Considerações finais para favorecer a boa reflexão:

* A contradição estabelecida entre os termos "falso" e "verdadeiro" para qualificar mutuamente uma amizade é um mero recurso linguístico para provocar uma reflexão questionadora sobre a importância da análise probatória de veracidade e falsidade nas relações de amizade.

* O emprego do termo "amigo" em ambos os casos, tanto para o que verdadeiramente é falso quanto para o que falsamente é verdadeiro, é um recurso irônico para demonstrar que muitos amigos, aqueles que agem falsamente, na realidade não são amigos e devem ser evitados, enquanto aqueles que agem verdadeiramente, demonstrando sua falsa amizade sem engano, mesmo não sendo amigos na realidade, acabam tendo valor por sua originalidade e utilidade.

Phil Sophos Human, 2020