O princípio da sabedoria e as consequências da verdade

“O amor ao conhecimento é o princípio da sabedoria e o conhecimento da verdade se obtém ao duvidar e questionar ao invés de simplesmente crer e aceitar, mas isso ainda não basta, pois também é imprescindível usar de raciocínio lógico, validação de evidências e pensamento crítico.

Todavia, ao desejar a verdade, é preciso coragem e disposição para aceitá-la, pois é uma flecha impiedosa que afugenta mentiras, frustra convicções, desafia crenças e liberta de ilusões.”

# Considerações finais para favorecer a boa reflexão:

— A humanidade está condicionada ao desejo de que suas necessidades sejam alcançadas, suas crenças sejam verdadeiras e seus ideais sejam apoiados pelo coletivo, portanto muitos não podem suportar as frustrações provenientes da verdade que os podem acometer ou as responsabilidades que o conhecimento lhes pode cobrar, quando isso é contrário às suas expectativas. Por vezes, reconhecer que a ideia de alguém esteja errada ou seja enganosa é tão nocivo quanto a enxergar o engano em si mesmo, quando já se está comprometido com a mesma ideia.

— Estar errado parece ser uma das maiores frustrações para o humano, a ponto de afetar até mesmo o sentido da sua vida, que muitas vezes foi estabelecido sobre enganos, erros e falácias; nesse caso, o melhor que lhe resta é confiar mesmo sem provas de veracidade, entregar-se a convicções apenas por fé e acreditar em verdades impostas, fazendo que qualquer falsidade confortavelmente aceita seja a melhor pseudoverdade em que se possa crer.

Phil Sophos Human, 2016