Caminheiro 18 – seu ouvinte registra... J B Pereira 11/09/2024 Jaguariúna, SP
“São Lucas 10 apresenta o envio de setenta discípulos por Jesus para pregar e curar em várias cidades da região. São Lucas enfatiza a unidade entre as ovelhas de Jesus, independentemente de sua origem ou localização.”
“1.Depois disso, designou o Senhor ainda setenta e dois outros discípulos e mandou-os, dois a dois, adiante de si, por todas as cidades e lugares para onde ele tinha de ir.*
2.Disse-lhes: “Grande é a messe, mas poucos são os operários. Rogai ao Senhor da messe que mande operários para a sua messe.
3.Ide, eis que vos envio como cordeiros entre lobos.
21.Naquela mesma hora, Jesus exultou de alegria no Espírito Santo e disse: “Pai, Senhor do céu e da terra, eu te dou graças porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, bendigo-te porque assim foi do teu agrado.
38.Estando Jesus em viagem, entrou numa aldeia, onde uma mu¬lher, chamada Marta, o recebeu em sua casa.*
39.Tinha ela uma irmã por nome Maria, que se assentou aos pés do Senhor para ouvi-lo falar.
40.Marta, toda preocupada na lida da casa, veio a Jesus e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe só a servir? Dize-lhe que me ajude”.
41.Respondeu-lhe o Senhor: “Marta, Marta, andas muito inquieta e te preocupas com muitas coisas;
42.no entanto, uma só coisa é necessária; Maria escolheu a boa parte, que lhe não será tirada”. (= Mt 6,9-15; 7,7-11)
Jesus visita a casa de Marta e Maria, e este versículo destaca a importância de estar presente e ouvir a palavra de Deus em vez de se preocupar com tarefas mundanas.”
FONTE: Bíblia Ave Maria. São Lucas 10 em: https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/sao-lucas/10/
Ano 2024, mês de setembro, dia 11, da graça de Nosso Senhor Jesus Cristo!
J B Pereira – escritor em Recanto das Letras
Tudo começou com simples andar juntos, até a revisão da vida. Uma conversa a dois de confiança. O homem caminha e vai longe, tendo um parceiro: a caminhada é menos pesada e a solidão se esvai.
Assim como Jeremias anunciava a Israel os tempos difíceis, mas era Baruc que escrevia no manuscrito as palavras de Jeremias, assim, eu, ao lado do Caminheiro 18, fiz as seguintes anotações:
Provérbios vivos
O que salva do homem é a atitude. Deus, bom demais, não condena, o homem escolhe seu caminho no dilema.
A sabedoria é a base da disciplina e do bem. O dinheiro é um dos atributos da vida que pode ser alavanca ou ídolo. Depende da atitude do homem em dominar o dinheiro ou ser dominado por dinheiro.
Vida em pinga-gotas
1. Aos 13 anos, após brigar com os irmãos na casa de campo, para ajudar a mãe, a mesma mãe o expulsou de casa, jogando fora sua mala de roupas.
2. Ele vou para a cidade e conseguiu emprego de ajudante de pedreiro em uma construtora. Logo aprendeu a dirigir uma Kombi. Sua cama improvisada foi o depósito de ferramentas e cimentos.
3. E com 15 anos, era o comandante dos pedreiros e ajudantes de pedreiros. E em caderno, tudo anotava. Prestava contas ao dono da construtora.
4. Aos 14 anos, começou a namorar sua futura esposa e aos 17 anos se casou.
5. A cada 15 anos, fazia novas conquistas em sua vida com melhores salários e responsabilidades.
6. A vida foi sendo uma conquista, nada de retrocesso. Quer ser livre e ser capaz de dirigir sua própria vida. Ganhar o próprio emprego. Fazer a casa dele, ter seu carro e prover a família do melhor, com o trabalho e dedicação em táxi à noite.
7. Mesmo com o Collor Presidente que enviou a mão na poupança do povo, Caminhador 18 conseguiu reaver o dinheiro e comprou seu carro para táxi. Corcel branco, zerinho, com o qual viajava até ao Rio de Janeiro. Dormia só duas horas. Muito trabalho e pouco dormia.
8. O pai fica cego, e acompanha mais o pai. Nada de distanciar dos pais. Era hora de fazer a diferença entre os irmãos: ajudar, corrigir, promover quando estavam em crise, desempregado... Mesmo incompreendido, não perdeu o sentido de sua caminhada, e o seu projeto de vida fica mais forte.
9. Foram 40 anos de trabalho como motorista, taxista, construtor de casas.
10. Teve tino para o comércio e levou tudo com responsabilidade e pagava em dia aos fornecedores.
11. A dor maior é a ingratidão dos irmãos, nem sempre reconhecem o bem que lhes quer. Contudo, é aos pais que visa agradecer e agradar.
12. Após aposentar-se, veio o vazio de nada fazer. Imagine para quem trabalhou por 40 anos desde 14 anos de idade, ter que agora nada fazer. Teve que se reinventar. O caminheiro 18 resolve abrir seu próprio negócio que dá certo: construir casas.
13. Veio exames médicos, o corpo agora exigia cuidados. Doenças à vista. Era preciso parar e se tratar. E bons médicos vieram ao seu auxílio, era Deus e a Mãe Aparecida a socorrer sua estrada reta com rosas e flores ao fundo. Era o desafio de ser agora conduzido por Deus. E houve a cura milagrosa de doença difícil. As dores o jogavam à parede de sua casa, parecia uma fisgada dentro de si.
14. Ao tentar aplicar sua aposentadoria, a família não o entendia. Era mais um sonho dele. Porém, não dos filhos. Visualizava um comércio grande e forte. Vinha da dor do não dos filhos, pois cada qual tinha outras escolhas.
15. Era prosseguir seu caminho sem desanimar, retomar a vida diferente daquela que vinha de antes, o homem forte de muito trabalho e pouco descanso. Agora, aposentado, tudo era novo. Era preciso aprender a andar novo ritmo e conquistar novo patamar de vida, novas amizades, distanciar-se e elaborar dentro de si o que ainda poderia ser sua melhor energia existencial.
16. Cada cabeça ou mente, uma direção... Ninguém é igual. E por melhor que queira ajudar o outro, pode acontecer que este não entenda. Vem aí a decepção, a frustração, a necessidade de distanciar-se do irmão... Deixar que cada um faça de sua vida o que convém.
17. Mesmo na prática do bem, o mal respinga na gente. O mal existe como o bem também. E Deus está acima de tudo para nos proteger. Mas, cabe a cada um escolher seu próprio caminho, fazer opções e andar e aguentar as consequências. Experimentou alguém que poderia machucar a ele, desejar o mal e fazer o mal. E viu ameaça, roubo, mentira, trapaça, engano, incoerências. Era preciso coragem de recomeçar, ser prudente e ligeiro no bem.
18. Se tinha problema em casa, conversava. Se os filhos estavam com alguma atitude incorreta, era hora de chamar e falar como pai na mesa de casa. E apoiado pela esposa, seguiu confiante seus dias de trabalhador.
19. A honra do nome é o bem maior. E não é o dinheiro em si que manda. O nome da pessoa é preciso demais para se perder por aí ou não ser honesto a cada momento. Há riqueza sem honestidade, o melhor é o trabalho de quem é honesto consigo mesmo. Nele tudo prospera e é abençoado por Deus.
20. Estudar é bom, mas se não tiver o tino, a sabedoria, a coragem de fazer o melhor de si, vontade de conquistar seu espaço e fazer a diferença no seu talento, o estudo ficará inútil. Estudo só faz sentido com a sabedoria e a experiência conquistada.
E meu amigo continua a andar comigo pelas estradas da vida.
J B Pereira
Escritor peregrino na vida.
_________________
Em tempo, muitos autores escreveram sobre outros.
Na Bíblia, até há autores sagrados que narram a vida de Jesus. Essa é a vocação, dedicação, empenho dos escritores: serem úteis e testemunhas de fatos que viram ou que ouviram de outras pessoas, para que possam contar o que entenderam, viram e ouviram por si mesmos ao presente e às futuras gerações.
J B Pereira
Pesquisas:
Baruc obedece a Jeremias para escrever um rolo em https://www.bible.com/pt/bible/compare/JER.36.2-10
" - Jeremias, pegue um rolo — um livro — e escreva nele tudo o que lhe falei a respeito do povo de Israel e de Judá e a respeito de todas as nações. Escreva tudo o que eu disse desde a primeira vez em que falei com você, quando Josias era rei, até hoje. O povo de Judá vai ficar sabendo de toda a destruição que estou pensando fazer cair sobre eles. Aí talvez todos abandonem os seus maus caminhos, e eu perdoarei a maldade e os pecados deles. Depois, eu chamei Baruque, filho de Nerias, e ditei tudo o que o SENHOR me tinha dito, e ele escreveu num rolo. Então lhe dei as seguintes instruções: — Eu estou proibido de ir ao Templo. Mas quero que você vá até lá quando o povo estiver jejuando. Leia o rolo em voz alta, de modo que eles escutem tudo o que o SENHOR Deus me disse e que eu ditei a você. Faça isso de maneira que o povo e também os que vierem das cidades de Judá possam ouvir. Pode ser que assim eles orem a Deus e abandonem os seus maus caminhos, pois o SENHOR está furioso e muito irado com este povo. Então Baruque leu no pátio do Templo as palavras do SENHOR..."
"São Lucas, 1, 1 - Muitos empreenderam compor uma história dos acontecimentos que se realizaram entre nós, 2 - como no-los transmitiram aqueles que foram desde o princípio testemunhas oculares e que se tornaram ministros da palavra. 3 - Também a mim me pareceu bem, depois de haver diligentemente investigado tudo desde o princípio, escrevê-los para ti segundo a ordem, excelentíssimo Teófilo, 4 - para que conheças a solidez daqueles ensinamentos que tens recebido." https://www.fatima.org.br/biblia-online/?book=sao-lucas ---
"Atos dos Apóstolos 1, 1 - Em minha primeira narração, ó Teófilo, contei toda a sequência das ações e dos ensinamentos de Jesus..." https://www.fatima.org.br/biblia-online/?book=atos-dos-apostolos
- São Paulo escreveu a carta aos Romanos com o auxílio de Tércio, (τερτιος) o seu amanuense, escrevente: “Eu, Tércio, que escrevi esta carta, saúdo no Senhor” (Romanos 16,22) Bíblia de Jerusalém."
- Apocalipse 1, 3 " - Feliz o leitor e os ouvintes se observarem as coisas nela escritas, porque o tempo está próximo." https://www.fatima.org.br/biblia-online/?book=apocalipse
- Deus é o autor de Hebreus, que escolheu quem escreve Hebreus 2, 3" Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram;" https://www.bibliaonline.com.br/acf/hb/2/3
- Hebreus 12, 22 " - Irmãos, peço-lhes que suportem a minha palavra de exortação; na verdade o que eu lhes escrevi é pouco. 23 Quero que saibam que o nosso irmão Timóteo..." https://www.bibliaonline.com.br/nvi/hb/13